A última moda no mundo fitness é hoje a prática do crossfit. Essa modalidade de exercício, que tenta resgatar alguns preceitos básicos da musculação e da prática esportiva, ganha hoje cada vez mais adeptos. Você sabe o que é o crossfit? Como funcionam seus treinamentos?

Confira a seguir as respostas para essas perguntas, bem como os benefícios do crossfit para você!

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O que é crossfit

Basicamente, a prática do crossfit visa a combinar elementos de diversos esportes para a realização de um treino mais intenso e completo. Há em uma rotina de crossfit, por exemplo, exercícios da ginástica olímpica, do atletismo, de treinamentos militares, entre outros. Esses exercícios são praticados coletivamente e, em geral, intercalados em sequências de alta intensidade e poucos intervalos, o que garante maior condicionamento físico e aeróbico, flexibilidade, resistência, coordenação, potência e velocidade a seus participantes.

Como é um treino de crossfit

Há diversas estratégias disponíveis para que um coach de crossfit elabore seu treino. No entanto, existem alguns princípios básicos que norteiam todos os treinos dessa prática, como a realização de exercícios coletivamente, que tem um propósito motivacional. Além disso, costumam-se elaborar treinos mais dinâmicos, que não seguem uma sequência repetida a cada dia, como ao contrário do que acontece na musculação.

A intensidade também é bem alta, com aparelhos e exercícios de muita carga. Entre os principais exercícios, existem levantamentos de peso, squats (agachamentos), subida em corda, flexões, desenvolvimento de ombros, pulos, abdominais e até mesmo exercícios isométricos.

crossfitQuais são os benefícios do crossfit?

São vários os benefícios relacionados à prática do crossfit. Preparamos uma lista com os principais deles:

Motivação

Por ser uma prática coletiva, há maior motivação entre seus participantes. Um incentiva o outro e as aulas acabam sendo mais interessantes.

Potencial cardiorrespiratório

Como são exercícios intercalados (musculação e aeróbicos) e de alta intensidade, percebe-se melhora imediata do condicionamento respiratório de seus praticantes.

Consciência corporal

O praticante de crossfit está sempre trabalhando com seus limites e potencialidades. Além de desenvolver suas capacidades físicas e motoras, ele conhece melhor seu próprio corpo.

Aumento completo da força

Ao contrário de exercícios de musculação, que normalmente são focados em músculos específicos do corpo, o crossfit trabalha esse condicionamento muscular de forma holística. Não há um foco apenas nas pernas, braços, ou tronco. Todo o corpo é constantemente desafiado e estimulado durante o treino.

Flexibilidade

A musculação normalmente trabalha a ideia da flexibilidade como antagônica à força muscular. No crossfit, eles não são contrários: a flexibilidade também é importante para garantir precisão e execução dos movimentos.

Velocidade e potência

O treino de crossfit é extremamente ágil e exige de seus participantes um ganho constante de potência. Isso significa, por exemplo, que a cada treino você deve superar seus próprios limites de velocidade, capacidade respiratória e potência física. É um aprimoramento constante do físico.

A partir dessas informações, ficou mais fácil definir o que é crossfit e quais são seus benefícios para sua saúde. Aproveite para deixar aqui nos comentários as dúvidas que você tem sobre esse esporte!



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