Começar e levar uma dieta até o fim é bastante difícil. Envolve muita força de vontade, decisão, planejamento… se mesmo com tudo se desenrolando sem problemas já é complicado, imagine em um processo em que se incorra em vários de erros. Aqui, separamos 10 equívocos bastante frequentes que você deve se policiar para não cometer. Leia com atenção e lembre-se do texto na hora de planejar sua dieta!

Ser impaciente

É normal que os resultados demorem a aparecer. Isso, porém, não é motivo para abandonar a dieta no meio do caminho. Mudar os hábitos alimentares é um processo que transcorre a médio e longo prazo, e ter consciência disso na hora de começar a dieta é imprescindível para manter a motivação ao longo do processo. A ajuda de um profissional, principalmente para quem precisa ou quer tentar um regime mais radical, é sempre bem-vinda.

Continuar no sedentarismo

A maioria das pessoas se submete a uma dieta para perder peso, então, vamos pensar sob essa perspectiva. Objetivamente, a equação da perda de peso é muito simples: queimar mais calorias que foram ingeridas. Ingerindo menos e queimando mais, se atua dos dois lados da equação. O exercício físico, além de fazer bem para a saúde, acelera os resultados da dieta e, por isso, aumenta a motivação para continuar firme nos novos hábitos.

Ver o copo meio vazio

Ao final de uma semana de alimentação regrada e exercício regular você perdeu apenas 200 gramas. Apesar de não ser muito, isso não é razão para desanimar. Tenha otimismo para ver o copo meio cheio: são 200 gramas a menos. Até mesmo manter o peso pode ser motivo de comemoração, caso você estivesse engordando continuamente. Mantenha o ânimo para, na semana seguinte, correr atrás de resultados ainda melhores.

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Abusar de alimentos light

Não é porque esses produtos têm menos calorias que eles podem ser consumidos em excesso. Mesmo sendo mais leves, eles não são neutros e, em grande quantidade, podem sabotar sua dieta sem que você perceba. Além disso, alimentos industrializados não costumam ser dos mais saudáveis. Você quer emagrecer, mas fazer isso à custa de sua própria saúde não adianta nada — isso pode criar problemas maiores, inclusive.

Não ler o rótulo dos alimentos

Saiba o que você está comendo. Aliás, todos deveriam ter esse hábito, independentemente de estar fazendo dieta ou não. Leia não só sobre as calorias mas também sobre sódio, gorduras, conservantes, corantes e outros componentes do alimento.

O que você pode ingerir? O que não pode? Se a sua família tem histórico de pressão alta, consumir alimentos com muito sódio, por exemplo, é uma péssima ideia. Ou com excesso de açúcar, em caso de tendência à diabetes. Além de ser útil para a dieta, a longo prazo esse costume vai fazer muito bem para sua saúde.

Passar muito tempo sem comer

Sem fome, sentir o cheiro do pão quente na padaria enquanto passa por ela e continuar andando já não é tarefa fácil. Estando faminto, essa missão fica ainda mais difícil de ser cumprida. Comer de três em três horas não é obrigatório, mas deixa a dieta muito menos sofrida.

Com as refeições espalhadas ao longo do dia é menos provável que, por exemplo, você chegue louco de fome na hora do almoço e enfie o pé na jaca se servindo em um restaurante por quilo. Muitas das situações em que se sai da dieta são previsíveis, por isso previna-se!

Dormir com fome

Evite mais ainda ir para a cama com o estômago totalmente vazio. Não se esqueça que durante o sono você já vai passar várias horas em jejum e acordará morto de fome. Caso esteja há muito tempo sem comer já na hora de dormir, a probabilidade de exagerar no café da manhã é muito maior.

Além disso, o desconforto do jejum prolongado pode interferir no sono, e dormir bem é essencial para o sucesso da dieta. Um pouco de fome, principalmente nos primeiros dias, você vai ter quase sempre; afinal, seu organismo precisa de um tempo para se adequar aos novos hábitos. Mas é importante que ela seja mantida em uma intensidade administrável.

Beber pouca água

Em qualquer dieta, você pode ingeri-la à vontade. Nosso corpo é majoritariamente constituído de água e é em meio aquoso que as reações metabólicas acontecem, inclusive a queima de gordura. Além disso, tomar água diminui a sensação de vazio no estômago e a vontade de comer, facilitando o controle de sua alimentação.

Traçar metas pouco realistas

Planeje uma dieta que caiba no seu dia a dia e seja condizente com sua disposição para mudar seus hábitos alimentares. Dietas muito radicais, por serem mais restritivas, são muito mais difíceis de serem levadas até o fim. Do mesmo modo, esperar perder 5 quilos em um mês sem muito esforço não é uma expectativa nem próxima do razoável. Saiba o tamanho da sua disposição, conheça bem seus compromissos durante a semana e trace um plano possível de ser cumprido tanto nas tarefas quanto nos resultados.

Não saber se existe algum fator fisiológico que te impeça de perder peso

Algumas pessoas se exercitam regularmente, fazem dietas rigorosas e não conseguem perder peso. Às vezes, isso acontece porque o organismo não funciona da maneira esperada. Caso você esteja comendo de maneira regrada, levando uma vida sem sedentarismo e mesmo assim não consiga perder peso, procurar um médico é uma boa ideia. Ele vai te orientar sobre o que fazer, descobrir se há algo diferente no seu organismo e, se necessário, indicar um tratamento adequado.

Se prevenindo contra esses erros, não temos dúvidas de que sua dieta vai transcorrer de maneira muito mais tranquila e que os resultados virão dentro do planejamento. Mas, se você quiser otimizar ainda mais a sua perda de peso, confira este método de exercício. Com ele, seu esforço renderá mais do que você imagina. São programas de exercício a partir de cinco minutos, mas que na verdade fazem seu organismo queimar calorias por até 48 horas. É possível fazer em casa e, devido ao pouco tempo que demanda, encaixar em qualquer agenda atribulada!



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