Os exercícios realizados recorrendo apenas ao peso do corpo são uma ótima maneira de se manter em forma sem precisar de ir à academia. Além de serem simples e práticos e por isso uma boa opção para quem quer manter-se ativo, queimar calorias e aumentar a massa muscular e não tem tempo para ir na academia ou correr.

Nesta matéria vamos mostrar-lhe 6 exercícios que pode fazer entre 3 a 5 vezes por semana no conforto da sua casa, e que vão mudar o seu corpo o final de algum tempo.

Siga a Proddigital Saúde no Twitter >>>

5 exercícios com o peso do corpo

1 – Caminhada de urso

Caminhada de urso

De pé, mantenha os pés afastados e alinhados com as coxas. Incline-se e coloque as mãos no chão, em frente aos pés. Em seguida, desloque o peso para as suas mãos e comece a movimentá-las para a frente. “Caminhe” com as mãos até que estas estejam por baixo da sua cabeça. O seu corpo deverá formar uma linha reta dos ombros aos pés. Depois faça o movimento ao contrário para voltar à posição inicial.

Veja também:

Queima de 48 Horas 2.0 – Secar a Barriga em 8 semanas

Anda sempre cansado? 8 razões porque isso acontece

2 – Super homem

Super homem

Deite-se de bruços no chão, com os braços estendidos acima da cabeça e as pernas direitas. Entretanto, contraia os glúteos e os músculos das costas, ao mesmo tempo que levanta as pernas e o peito. Mantenha-se assim durante dois segundos e volte à posição inicial.

3 – Flexões

Flexões

Coloque as mãos no chão, os braços afastados à largura dos ombros e apoie-se nos dedos dos pés. Depois flita os braços até ficar perto do chão e retomar a posição inicial. O movimento deve ser repetido várias vezes (deve fazer pelo menos 10 de cada vez).

4 – Prancha

Prancha

Deite-se de barriga para baixo e apoie os dois cotovelos na mesma linha dos ombros. Com a ponta dos pés apoiada no chão levante a anca, tentando manter o tronco direito e respeitando as curvaturas naturais do seu corpo. Mantenha-se nessa posição durante alguns segundos (tente começar com 30 segundos e ir aumentando).

5 –  Burpees

Burpees

Coloque os pés paralelos um ao outro e os braços ao longo do corpo. Dobre as pernas como se fosse fazer um agachamento, só que em vez de voltar a subir passe imediatamente para a posição de prancha no chão. Depois, com um salto, e ainda na posição de prancha, leve os joelhos ao peito e fique de cócoras.

Veja também:

5 Alongamentos para o final do treino

Conheça os benefícios da yoga para o corpo

Benefícios de fazer este tipo de exercício

Para quem não é adepto de academias e de treinos tradicionais com pesos, os exercícios com o peso do corpo são uma alternativa eficaz e muito mais simples. Não só produzem bons resultados, como são relativamente fáceis de se fazer, até porque, você não precisa de qualquer equipamento especial para os fazer.

O segredo deste tipo de treino é a diversidade de exercícios que pode fazer e a realização de movimentos que requerem a utilização do corpo inteiro, trabalhando todos os músculos. Com isso pode tirar partido das seguintes vantagens:

  • Pode treinar em qualquer lugar e em qualquer altura.
  • É gratuito. Não precisa de se inscrever em nenhum ginásio.
  • Melhora a coordenação. Dependendo do exercício e de como for realizado, a força também é um fator trabalhado.
  • Aumenta a resistência.
  • Proporciona a perda de gordura corporal.

Tem a liberdade para escolher entre dezenas de exercícios eficazes quais quer fazer. Para além disso, quando se encontrar numa fase mais avançada do treino, pode usar estes exercícios como base e acrescentar o uso de pesos e bandas elásticas, por exemplo.

Existem muitas variações destes exercícios, e se ficar farto de os fazer pode sempre alternar, no entanto nunca desista, pois com esforço você vai conseguir atingir os seus objetivos. Depois diga para a agente como está se saindo. E coloque seu email logo abaixo para receber semanalmente mais dicas valiosas como essa.

emagrecer q48



2 COMENTÁRIOS

  1. Exercício super man… to me sentindo voando…rsss Adorei todos os exercícios. Já estou fazendo todos. Obrigado Proddigital Saúde, sempre ajudando a todas com ótimas dicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

15 + 16 =