Não há uma única receita para um corpo perfeito. Nem há sequer um conceito único de corpo perfeito. Tudo depende do seu peso, tamanho e metabolismo. No entanto os seres humanos podem ser colocados em 3 categorias de corpo diferentes, e por base nessas categorias é possível desenvolver exercícios físicos para cada tipologia de corpo.

Exercícios físicos para cada tipo de corpo

Genericamente, todos podemos ser ‘encaixados’ em três categorias. A partir daí, existem três perfis de exercícios físicos que você pode realizar em casa, na rua e na academia.

Os três tipos de corpos são:

  • Ectomorfos
  • Endomorfos
  • Mesomorfos

Ectomorfos

São as pessoas mais altas e magras, com membros compridos e tendência a andarem curvadas. E, geralmente, com uma maior dificuldade em ganhar massa magra – músculo.

Por isso, se o objetivo é meramente estético, não vale a pena apostar nos exercícios aeróbicos, ou então continuará a emagrecer e a perder músculo. É melhor concentrar-se no treino muscular dos grandes grupos, numa boa academia, seja com pesos livres ou com máquinas.

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Estes tipos de exercícios físicos são ótimos e vão ajudar você a conseguir ganhar massa muscular, no entanto vai precisar de ter paciência pois não o vai conseguir em pouco tempo!

Já se quiser ganhar medalhas e ser o herói lá de casa, e não se importar de ser ‘magricelas’, aposte nas corridas de fundo. O seu tipo de corpo é o ideal para provas de grande resistência como a maratona.

Endomorfos

Baixinhos e redondinhos, com um metabolismo lento que facilita a acumulação de gordura. Mas também com maior facilidade em ganhar músculo – se fizerem exercícios físicos para esse objetivo vão claramente conseguir atingi-lo.

Recomenda-se trabalho aeróbico, inicialmente, e progressivamente algum trabalho anaeróbico. É importante que se aposte em exercícios dinâmicos de intervalo curto, como o popular crossfit.

O maior obstáculo para este tipo de pessoas está na própria mente, consideram os especialistas. São tendencialmente os que desistem mais facilmente e os que ficam desanimados perante um obstáculo ou a ausência de resultados rápidos. O truque é ter paciência e continuar a treinar.

Quanto às vantagens, os endomorfos são os melhores em provas de força, potência e equilíbrio como a luta e o levantamento de pesos.

Mesomorfos

Estão no meio da escala, e por isso são também os mais sortudos, geneticamente falando. Têm um bom metabolismo, mas também têm facilidade em ganhar músculo. E são relativamente mais habilidosos que os demais. Mas há que trabalhar e realizar diversos exercícios físicos para aproveitar essa vantagem.

O ideal para os mesomorfos são os exercícios alternados de incremento da massa magra (pesos, máquinas) e aeróbicos (tudo o que implique correr, mexer).

Já as modalidades desportivas para que os mesomorfos têm maior ‘queda’ são o ténis, o futebol, o remo ou triatlo.

Estes são os tipos de exercícios físicos que deve fazer de acordo com o seu tipo de corpo. Como é óbvio não precisa de deixar de praticar outros exercícios, no entanto estes tipos são os mais aconselhados. Gostou das dicas? Deixe sua curtida e siga a Proddigital Saúde no Twitter!

1 COMENTÁRIO

  1. O meu corpo é o ectomorfos… sou alto e magro. Legal este artigo, eu não sabia que existia exercício para tipos diferentes de corpos. Agora vou fazer os exercícios certos pra mim. Abço.

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