Os esportes e exercícios físicos são muito importantes para a vida da pessoa, pois eles proporcionam bem-estar, saúde, um corpo mais modelado e outros benefícios para a pessoa. Sendo assim, hoje, é comum encontrarmos muitos adeptos às atividades.

Um dos exercícios mais praticados no momento é a corrida. São muito admiradores deste esporte e ele tem sido utilizado não apenas por profissionais, mas também, por amadores e pessoas que querem apenas cuidar da saúde. No entanto, é fundamental manter certos cuidados, pois como em qualquer outra atividade, a corrida pode causar lesão que, muitas vezes pode ser irreversível.

Dessa forma, abaixo iremos mostrar as principais lesões causadas em atletas de corridas e como cuidar para que elas não se tornem um problema sem solução.

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A corrida:

A corrida é uma atividade de competição de velocidade ou de resistência. A tarefa imposta deve ser completada no menor tem e a distância percorrida deve ser a mesma para os competidores. Existem outras modalidades da corrida, pois muitas vezes o indivíduo pratica sem que ocorra uma real competição.

Basicamente, a corrida consiste em qualquer tarefa em que o tempo/velocidade seja aplicado por uma ou mais pessoas.

Benefícios da corrida:

A corrida é um exercício recomendado pelos médicos para manter a qualidade de vida e perder peso. Entretanto, há outros benefícios relacionados a este esporte, tais como:

  • Bem-estar físico e mental. O corpo fica mais modelado e bonito. Além disso, alivia a tensão e o estresse causados no dia a dia.
  • Tonifica a musculatura e queima calorias. Além de definir os músculos, permitindo um corpo mais modelado, ela ajuda a queimar calorias, fazendo com que a pessoa emagreça.
  • Ajuda a melhorar o folego e a resistência, desde que o limite do corpo seja respeitado.

Lesões mais comuns:

Como foi dito anteriormente, apesar de ser um excelente exercício, a pessoa deve ter determinados cuidados, pois podem ocorrer lesões que, muitas vezes, prejudicam a qualidade de vida. Assim, abaixo iremos mostrar quais são as lesões mais comuns nos atletas de corridas.

1- Tendinite do Tendão Posterior:

Essa lesão atinge a parte interna do pé, causando dor na região. Esse problema pode se estender ao longo do tendão, aumentando a sensação de desconforto. Muito comum em pessoas com mais de 40 anos e mulheres.

2- Tendinopatia dos tendões:

A tendinopatia é uma lesão causada pela sobrecarga ou esforço repetitivo que provoca muita dor e inflamação em um ou mais tendão do pé e tornozelo. Em alguns casos mais graves, pode se tornar um problema crônico, causando deformidade óssea. Vale ressaltar que os tendões são estruturas anatômicas que unem os músculos aos ossos espalhados pelo corpo, portanto, onde há tendão, podem ocorrer inflamações e, assim, a tendinite.

3- Fascite Plantar:

Os pés podem sofrer muitas lesões devido à atividade, principalmente para quem pratica corrida de rua. Essa lesão acontece quando a pessoa sente uma fisgada na planta do pé. Isso ocorre porque a curvatura natural do pé deve se acomodar ao solo, tencionando e sobrecarregando suas estruturas.

4- Câimbra muscular:

Talvez a câimbra muscular seja o problema mais comum não só nos corredores, mas em todas as pessoas que costumam praticar atividades físicas. A câimbra é uma contração involuntária (espasmos) dos músculos que, por permanecer neste estado, provoca muita dor.

5- Joanete:

Joanete é aquele osso saltado na lateral do pé que, muitas vezes, causa dor ao usar um sapato fechado. Muitos atletas possuem esse joanete e isso pode ser um grande problema já que o esporte exige o uso de calçados fechados. Na verdade, o joanete é um problema muito comum em diversas pessoas, mesmo aquelas mais sedentárias.

6- Dor no quadril e no joelho:

Em alguns casos o esportista pode sentir dores no quadril ou no joelho. É fundamental verificar se a dor é intensa ou apenas um simples desconforto causado pelo excesso de treino. A sobrecarga, o exagero e o impacto podem provocar lesões nessa região e desgaste na cartilagem, causando muita dor.

Para que essas lesões sejam evitadas ou diminuídas, é importante alongar o corpo, principalmente as pernas, pés e quadril, aquecendo a musculatura, antes e depois dos exercícios. Além disso, escolha o sapato mais apropriado de acordo com suas necessidades, assim, alguns problemas serão evitados e você poderá apreciar o esporte com mais qualidade.

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