As atividades estão cada vez mais modernas. São diversos tipos que podem ser realizados onde quiser. Existem muitas pessoas que estão fazendo algum exercício com o objetivo de tonificar a musculatura, perder peso e adquiri uma vida mais saudável. Por isso, elas estão procurando alternativas que proporcionem estes benefícios e que sejam mais atrativas, atendendo, assim, as necessidades e desejos de cada um.

Atualmente podemos contar com diversos tipos de exercícios que permitem bons resultados e atraem mais praticantes. São inúmeras modalidades que possibilitam agregar o alcance dos objetivos esperados com as necessidades físicas e psíquica do individuo.

Um destes exercícios que está bombardeando as academias e tem conquistado muitos agregados é o treinamento funcional. Por isso, hoje, vamos falar sobre ele e os benefícios que proporciona ao corpo.

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O que é treinamento funcional?

Treinamento funcional condiz com movimentos que melhoram a condição para realizar uma tarefa. Ele deve ser feito de acordo e respeitando os movimentos naturais do corpo. Assim, para garantir um efeito adequado, o movimento deve integrar todos os grupos musculares, evitando o isolamento de um determinado músculo. Algumas pessoas usam o peso do próprio corpo para realizar as séries, no entanto, é comum a utilização de equipamentos livres como: cordas, halteres, barras e bolas.

Por não permitir o uso de máquinas de peso fixo, o atleta deve utilizar o peso corporal e fazer movimentos que permitem acesso aos grupos musculares que deverão ser trabalhados. Vale ressaltar que qualquer pessoa de qualquer idade pode fazer um treinamento funcional.

Benefícios da atividade funcional:

  • Melhoramento da postura:

    Apesar de existirem muitos exercícios que ajudam a corrigir a postura, os treinamentos funcionais são os que mais atingem esta área. Geralmente as pessoas que possuem uma postura errada ou sentem dores na lombar recebem indicação de treinamento funcional. Essas atividades ajudam a melhorar a postura e aliviam alguns problemas simples na região.

  • Equilibra os membros do corpo:

    Não é apenas a coluna que recebe atenção com estes tipos de exercícios, outros membros também são beneficiados, pois possibilita um bom equilíbrio entre eles, corrigindo erros e aliviando tensões.

  • Fortalece a musculatura:

    Os músculos são bem trabalhados com o treino funcional. Algumas pessoas acreditam que para manter um corpo saudável e definido é necessário ajuda de equipamentos, no entanto, ao utilizar o peso do próprio corpo e trabalhar grupos musculares, você pode conquistar o resultado desejado e desenvolver as regiões que quiser. É possível tonificar diversos músculos nos treinos sem a necessidade de praticar um exercício específico para uma determinada região.

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  • Desenvolve a percepção:

    Como o treino é à base de movimentos naturais do próprio corpo, o praticante passa a obter uma percepção mais apropriada e equilibrada do próprio organismo, melhorando as funções motoras, já que treina diversas habilidades.

  • Melhora as estruturas afetas por lesão:

    Em alguns casos, o médico pode indicar o uso funcional como forma de fisioterapia, pois esses exercícios ajudam a reestruturar regiões afetadas por uma lesão, contribuindo para a reabilitação total do corpo. Assim, quem sofre algum acidente, pode melhorar suas funções e movimentos de forma mais adequada.

Apesar de não possuir contraindicação, é fundamental procurar a orientação de um profissional, pois em alguns casos específicos, os treinos podem prejudicar a saúde da pessoa. Além disso, é essencial respeitar os limites do organismo para que um treino seja feito adequadamente.

Treino funcional e a hipertrofia:

Muitas pessoas acreditam que o treino funcional é bom para a saúde, mas não ajuda quem deseja a hipertrofia. Entretanto, alguns professores explicam que além de melhorar a condição física, esses treinos ajudam na hipertrofia muscular, pois se dá de maneira sistêmica e harmônica. São mais completos e trabalham a musculatura de forma geral, podendo ser, inclusive substituto da musculação.

Apesar de alguns profissionais acreditarem que o treino pode aumentar os músculos, outros dizem que ele proporciona força e definição, mas aqueles que procuram músculos maiores devem procurar outros tipos de exercícios.

Independente da opinião controversa existente, todos concordam que as atividades funcionais oferecem mais saúde e benefícios ao organismo. Por isso, são ótimas opções para quem deseja ter uma vida mais repleta e com qualidade.

Vamos começar a fazer esse treinamento funcional. Diga nos comentários abaixo quais os exercícios você costuma fazer. E não deixe de cadastrar seu email logo abaixo para receber outras dicas como essa.

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