laudos a distância
IMAGEM: Loma Linda University Medical Center

Técnicas modernas, como exames de imagem e laudos à distância, auxiliam a identificar doenças e a melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

A especialidade médica que previne, diagnostica e trata problemas relacionados ao aparelho locomotor é a ortopedia. Ossos, músculo, ligamentos e articulações podem apresentar alterações em qualquer fase da vida, e os profissionais da área é quem ajudarão a resolver e a devolver a sua qualidade de vida.

Como se tratam de estruturas internas no corpo humano, o ortopedista precisará contar com o apoio de diversas técnicas, das mais tradicionais, como a análise clínica, até as novidades, como a verificação de laudos a distância. Por esta razão, o paciente precisa ter acesso a uma equipe especializada e equipamentos de qualidade.

Veja também:

Problemas ortopédicos podem comprometer muito a saúde. Além da mudança na rotina, causada por uma alteração temporária ou permanente, quem apresenta dificuldade na locomoção também pode desenvolver obesidade, diabetes, depressão e outras doenças que diminuem a expectativa de vida.

Se você estiver incomodado com dores nas costas, se for difícil levantar ou sentar da cadeira ou se caminhar já não é tão simples quanto era antes, já passou da hora de procurar um especialista! Conheça como identificar as principais doenças do aparelho locomotor:


TENSÃO NA COLUNA CERVICAL

O uso intenso de aparelhos celulares tem aumentado os casos de tensão na região do pescoço, ombros e braços. Abaixar a cabeça para visualizar a tela tem se revelado um dos grandes problemas ortopédicos da modernidade. No consultório médico, o profissional fará uma avaliação após entender os hábitos do paciente e poderá fornecer o documento que revela o resultado do exame. Dependendo do caso, o paciente pode ser afastado do trabalho por alguns dias. A única forma de evitar é diminuir o uso do celular, ou, pelo menos, utilizá-lo na altura dos olhos com um apoio para os cotovelos.

ARTRITE

Artrites são inflamações que podem atingir pés e mãos. Quem sofre deste mal pode sentir dor na hora de virar a maçaneta das portas ou calçar os sapatos, de forma esporádica ou espontânea, pois a doença apresenta períodos de remissão. Há várias formas de confirmar a doença: com exame de sangue, que verifica a existência de anemia, fator reumatoide, proteínas e anticorpos, raio x que revela inchaço nos tecidos moles ou, em caso grave, erosões ósseas, além de ressonância magnética, que mostra as alterações de forma precoce. É possível enviar os resultados para gerar um laudo a distância e aguardar as considerações médicas por alguns dias.

ARTROSE

É uma variação da artrite, que ocorre quando o tecido flexível das extremidades, como pescoço, joelho ou coluna, se desgasta. Pode ser causada pelo uso excessivo das articulações e pelo envelhecimento ou ser motivada por obesidade, traumas e doenças como gota. Dores, inchaços e limitações geralmente pioram ao passar do dia. Na consulta médica com um ortopedista, ele irá verificar a amplitude de seus movimentos e poderá pedir exames de imagem e de laboratório para confirmar a existência da doença e indicar medicamentos, terapias e procedimentos cirúrgicos capazes de aliviar os desconfortos.

OSTEOPOROSE

A doença que acomete os ossos é mais comum em mulheres idosas. Ela acontece quando o corpo deixa de formar novo material ósseo em quantidade suficiente ou quando reabsorve o antigo devido à deficiência de cálcio no organismo. A falta de renovação torna as estruturas mais finas e frágeis, o que pode causar fraturas e dores com frequência. Como os sintomas quase não são percebidos, o diagnóstico costuma ser tardio, e ocorrem após a realização de um exame chamado densitometria óssea, que mede a densidade mineral do osso da coluna lombar e do fêmur, possibilitando a emissão de um laudo.

PÉ TORTO CONGÊNITO

A doença que acomete os bebês pode ser percebida ainda nos primeiros meses de vida. Na maioria dos casos, a criança precisa usar gesso, passar por uma cirurgia e, após, utilizar órteses, botas ortopédicas e palmilhas especiais, o que garante a correção em apenas alguns anos. Se não for tratada, a doença pode causar dificuldades, limitações e deformidades por toda a vida. Para identificar o problema, a criança deve ser avaliada ainda na maternidade e pode ser solicitado um raio x para fazer a comprovação e a emissão do laudo.

ESCOLIOSE

Deformidades na coluna vertebral podem ser causadas por desequilíbrio muscular, traumas ou doenças degenerativas e congênitas. A espinha do paciente adquire uma curvatura, o que pode causar ou não dores. Além do exame no consultório do ortopedista, ele solicitará exames que podem ter laudos a distância, como raio x, tomografia computadorizada e ressonância magnética. Se comprovada, a alteração deve, preferencialmente, ser aliviada de forma não cirúrgica, com auxílio de fisioterapia e coletes adaptados aliados a práticas esportivas de baixo impacto, pois uma cirurgia é extremamente arriscada, e deve ser uma opção apenas se a doença compromete a vida do paciente.

curso vida equilibrada - por juliana goes

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here