Alguns alimentos vendidos como “saudáveis” contêm altas doses de açúcar e o consumo de glícidos combinados triplicou nos últimos 50 anos, estando associado a doenças como obesidade, hipertensão, diabetes e câncer. Uma campanha da ONG “Action on Sugar” elaborou uma lista com alguns dos alimentos mais prejudiciais neste campo e vamos agora divulgar para você os 7 alimentos que escondem açúcar e você nem fazia grande ideia.

7 alimentos que escondem açúcar e que você ingere quase todos os dias

1 – Polpa de tomate ou ketchup

Uma polpa de tomate feita a partir de tomates frescos possui inúmeros nutrientes, mas aquelas compradas em mercados, normalmente enlatadas, podem estar cheias de açúcar. Este ingrediente é normalmente adicionado para que a polpa fique menos ácida. Um terço de uma lata de 150 gramas, por exemplo, pode ter até 13 gramas de açúcar, valor equivalente a três colheres de chá.

Siga a Proddigital Saúde no Twitter >>>

2 – Águas com sabores

Alguns tipos de “águas vitaminadas” têm adição de açúcar. Um copo de 500 ml de algumas marcas pode conter até 15 gramas de açúcar, o equivalente a cerca de quatro colheres de chá, daí este ser um dos muitos alimentos que escondem açúcar e que as pessoas não faziam a mais pequena ideia.

3 – Maionese

Produtos que contenham maionese são inimigos de quem quer combater o consumo excessivo de açúcar. Uma colher pode conter até quatro gramas do ingrediente além de gordura e conservantes em excesso.

4 – Iogurte

Alimentos com 0% de gordura não possuem necessariamente 0% de açúcar. Este é o caso dos iogurtes. Nesses alimentos, o açúcar normalmente é adicionado para dar sabor e cremosidade ao produto quando a gordura é removida. Um iogurte de 150 gramas com 0% de gordura pode ter, por exemplo, até 20 gramas de açúcar – o equivalente a cinco colheres de chá. Esse valor equivale à quase totalidade da quantidade diária de açúcar recomendada pela OMS, que é, em média, de 25 gramas. O iogurte é um dos alimentos que escondem açúcar que mais levam ao engano das pessoas.

5 – Refrigerantes

A maioria dos refrigerantes contém doses de açúcar bastante superior à recomendada pela Organização Mundial de Saúde. Frutose, glicose e sacarose também são formas de açúcar. Não se esqueça de observar no rótulo a presença deste tipo de glícidos. Refrigerantes como o Ice Tea, aparentemente inócuos, estão também carregados deste tipo de nutrientes perigosos quando consumidos em excesso.

6 – Pão

O pão é um dos alimentos que escondem açúcar. Uma fatia de pão processado pode ter, em média, até três gramas de açúcar. O açúcar presente no pão, aliás, é normalmente formado no processo natural de fermentação, mas também pode ser adicionado durante a fabricação do alimento.

7 – Cereais de café da manhã

É uma rica fonte de energia, proporcionando disposição para as atividades e treino do dia-a-dia. Porém devem ser comidos na proporção máxima de 30 gramas por refeição, já que a maioria dos cereais de pequeno-almoço contém doses extensas de açúcares combinados.

Estes são os 7 alimentos que escondem açúcar e que a maior das pessoas ingere no seu dia-a-dia e não faz a mais pequena ideia do mal que fazem.

Tenha cuidado com a sua saúde!

Veja também:

7 dicas para riscar o açúcar da sua dieta e cortar muitas calorias

10 verdades que precisa mesmo de saber sobre o açúcar



DEIXE UMA RESPOSTA

sete + nove =