Esqueça os cremes e aqueles produtos estranhos que vê na televisão, o verdadeiro elixir da juventude está na sua alimentação. Os ancestrais já diziam “você é aquilo que come”. Assim sendo, vamos mostrar-lhe 10 alimentos que o fazem envelhecer e você nem imaginava.

Siga a Proddigital Saúde no Twitter >>>

10 alimentos que o fazem envelhecer e você nem imagina

1 -Açúcar

Contribuir para o aumento de peso e aumentar as probabilidades de sofrer de diabetes são dois dos grandes perigos do consumo excessivo do açúcar, mas não são os únicos.

O açúcar pode associar-se ao colagénio, proteína corporal ligada à flexibilidade muscular e elasticidade da pele, prejudicando assim a beleza e firmeza da pele.

Veja também:

7 Alimentos que escondem açúcar e você nem sabia

10 verdades que precisa mesmo de saber sobre o açúcar

2 – Álcool

Um fígado funcional elimina as toxinas que prejudicam o equilíbrio interno do organismo, no entanto o consumo excessivo de álcool dificulta essa eliminação de produtos tóxicos. Ou seja, estes produtos tóxicos vão acumular-se e, por sua vez, causar efeitos adversos na pele, como acne, pigmentação cutânea, inchaço e rugas.

3 – Sal

Até pode escolher opções mais saudáveis, como flor de sal ou usar sal dos Himalaias, mas no final do dia, o excesso é prejudicial, tal e qual o sal comum que sempre usou em casa. O consumo exacerbado pode provocar problemas renais e hipertensão arterial, o que a longo prazo poderá também intervir na regulação do metabolismo ósseo.

Não tenha isto em mente apenas quando coloca o sal na comida que está a fazer em casa. Veja os rótulos dos alimentos e confirme a quantidade de sal em enlatados, produtos processados, molhos e comida congelada.

4 – Adoçantes químicos

Sim, são alternativas para evitar o açúcar, benéficas especialmente para quem quer perder peso. Ainda assim, é preciso ter cuidado porque produtos como o aspartame e o acessulfamek não são naturais e para a maioria da população são uma má opção.

Estes produtos aumentam o desejo pelos doces e o seu consumo está muitas vezes associado a dores articulares e enxaquecas. Estes são alguns dos motivos pelo qual os adoçantes químicos são alimentos que o fazem envelhecer.

5 – Carnes vermelhas processadas

Bacon, salsichas e outros produtos de carne processada utilizam conservantes como os sulfitos que são inflamatórios, provocando o envelhecimento precoce da sua pele.  Estes alimentos também são ricos em sal, que, como já vimos, também contribuem para o envelhecimento da pele, contribuindo para o aumento da retenção de líquidos.

6 – Bebidas energéticas

Esqueça estas bebidas durante os treinos porque na maioria dos casos elas são desnecessárias, devendo optar apenas por beber água. Estas bebidas contêm conservantes que prejudicam a saúde dentária, aumentando o desgaste do esmalte dos dentes, além de serem alimentos que o fazem envelhecer.

7 – Gorduras saturadas

Estão nas manteigas, fritos, carnes vermelhas e noutros produtos processados, como bolachas, comida pré-feita ou chocolates. O envelhecimento da pele é o menor dos problemas no consumo destas gorduras: Este tipo de gorduras é prejudicial por obstruir as artérias e veias, reduzindo assim o fluxo sanguíneo. Além dos possíveis problemas cardiovasculares que isso pode provocar, esta resposta inflamatória também agrava a saúde da pele.

Para evitar este tipo de alimentos, esteja atento aos rótulos, não se deixe enganar e veja atentamente as tabelas nutricionais dos produtos que compra, pois estes alimentos que o fazem envelhecer são em grande parte responsabilidade deste tipo de gorduras.

8 – Vinho Branco

Ora aqui está uma surpresa. O vinho branco faz mal aos dentes e, por isso, deixa-nos com um aspeto mais envelhecido. Este tipo de vinho é mais ácido do que a maioria dos vinhos. Essa acidez prejudica o esmalte natural dos dentes e expõe-os mais facilmente a possíveis manchas.
A situação agrava-se quando, depois do vinho durante a refeição, bebe um café, sendo assim provável que ganhe pigmentação dentária com maior facilidade.

Veja também:

Clareamento Dental Fácil – Deixe seus dentes brancos e brilhantes

Conheça os principais benefícios do vinho

9 – Café

Tenha calma. Vai poder continuar a beber os seus três cafés diários. Mas mais do que isso não é aconselhável, pois o consumo exagerado desidrata organismo e afeta a pele. Isto faz com que surjam olheiras mais carregadas e um ar cansado. Além disso, pode criar tremores, enxaquecas, arritmia e hipertensão arterial.

10 – Alimentos queimados

Esqueça as torradas mais escuras, a carne bem passada e os churrascos, porque “os alimentos queimados apresentam substâncias tóxicas que, além de prejudicarem a digestão, estão associadas a um processo inflamatório que aumenta o risco cancerígeno.

Isto vale para toda a gente, mas sobretudo para pessoas com risco familiar de câncer do esófago, estômago e intestino.

Estes são alguns dos alimentos que o fazem envelhecer e que você deve evitar de forma a manter uma pele bonita e mais jovem. Leia esse artigo também sobre 10 coisas que melhoram com a idade.



1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

16 + 20 =