É claro que acordar cedo, dormir poucas horas e andar stressado causam cansaço, no entanto estes não são os únicos causadores deste mal diário. Há pequenas coisas no seu dia-a-dia que influenciam o seu estado (físico e psicológico). Nesta matéria vamos dar-lhe 8 razões que explicam porque você anda sempre cansado.

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8 razões porquê anda sempre cansado

  1. Não faz exercício físico quando está cansado

Faltar à academia porque se sente cansado não vai fazê-lo poupar energia nem estar de melhor humor. O exercício regular (seja na rua, em casa ou na academia) aumenta a força e a resistência, fazendo com que o sistema cardiovascular trabalhe de forma mais eficiente e libertando ainda oxigénio e nutrientes para os tecidos.

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  1. Não bebe água suficiente

Basta estar ligeiramente desidratado – uma perda de dois por cento é suficiente – para que os níveis de energia se ressintam. A desidratação é responsável por uma redução no volume sanguíneo, tornando o sangue mais espesso. Isto vai fazer com que o coração bombeie de forma menos eficiente, reduzindo a velocidade a que o oxigénio e os nutrientes vão chegando aos músculos e aos órgãos, daí ser normal que você ande sempre cansado.

  1. Não toma o café da manhã

Comida é combustível para qualquer pessoa. Quando comemos, alimentamos o corpo, e mesmo estando a dormi ele continua a usar o que foi ingerido durante o jantar para ajudar a bombear o sangue e fazer com que o oxigénio flua. Daí ser preciso recarregar baterias com o café da manhã.

  1. Come muita comida pré-feita

As comidas com excesso de açúcar e de hidratos de carbono simples têm um elevado índice glicémico e os constantes picos de açúcar no sangue seguidos de quebras abruptas provocam fadiga ao longo do dia. O segredo está em manter os níveis de açúcar no sangue controlados através de uma boa alimentação, troque um sorvete por um iogurte com frutas.

  1. É demasiado perfecionista

A vontade de atingir a perfeição faz com que acabe trabalhando muito mais e durante muito mais tempo do que deveria. Ao estabelecer objetivos praticamente impossíveis acaba por ter uma sensação de insatisfação quando não os vê concretizados. O ideal é estabelecer um tempo para trabalhar e não o ultrapassar. Aprenda a fazer a gestão do tempo para fazer tudo que tiver que fazer e ainda te sobrar tempo para descansar.

  1. Trabalha durante as férias

As férias são sinónimo de descanso, por isso ver o e-mail enquanto devia estar a beber choupes no paredão pode levar a um esgotamento. Deve desligar por completo e permitir-se descansar o máximo possível, recarregando baterias para que possa voltar ao trabalho com mais forças. Quem faz pausas a sério volta das férias mais criativo, produtivo e eficiente.

  1. Bebe um copo (ou dois) de vinho antes de dormir

Embora pareça uma boa ideia para descontrair, deve evitar beber antes de ir para a cama. No início o álcool tem um efeito sedativo, mas na verdade acaba por prejudicar o sono. Quando está a ser metabolizado pelo organismo, o álcool cria uma onda de adrenalina, por isso é que as probabilidades de acordar a meio da noite aumentam quando bebe. O que não quer dizer que não é recomendado beber vinho, bem pelo contrário, deve tomar uma ou duas dose diariamente, pois o vinho tem diversos benefícios. Apenas deve evitar beber antes de dormir.

  1. Depende do café para aguentar o dia

O problema não está em começar o dia com um café, até aí tudo bem — o problema está em abusar do café. O excesso vai perturbar o ciclo do sono, sendo que beber café até seis horas antes de dormir afeta o sono, dicando por isso com a sensação que anda sempre cansado.

Se você quer sentir menos cansado, comece a levar em conta as nossas dicas. Não são assim tão difíceis de pôr em prática e vão aliviar a sensação de que anda sempre cansado, pois vai passar a dormir muito melhor.



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