Com a chegada do calor é normal às pessoas se exporem ao sol, seja na praia, nas ruas ou na mata. Muitas vezes, com a chegada da primavera e do verão, as temperaturas aumentam e muito procuram lugares com água para se banharem e refrescarem. O problema é que poucos sabem os cuidados que devem ter para evitar doenças da pele como o câncer de pele.

Câncer de pele:

O câncer de pele é um tipo de tumor muito comum na população. Ele é definido pelo aumento descontrolado das células que compõem a pele, podendo ser dividido em não melanoma e melanoma.

  • Câncer não melanoma: Dentre este tipo de câncer há o carcinoma basocelular (sendo muito frequente e menos agressivo) e o carcinoma espinocelular ou epidermoide (sendo mais raro e agressivo).
  • Câncer melanoma: O câncer melanoma, chamado de melanoma cutâneo, é considerado o mais perigoso dos cânceres de pele. Ele tem a capacidade de invadir outros órgãos e se espalhar pelo corpo. Apesar de ser o mais raro, o número de casos vem aumentando ao longo dos anos.

Veja também:

Câncer de mama: Conheça mais sobre essa doença e os cuidados que devem ser tomados

Fatores de riscos:

Apesar de ser uma doença que assusta e, em alguns casos, pode levar a óbito, é uma doença que pode ser evitada. Por isso, é fundamental entender os fatores de riscos que podem causar essa patologia.

  • Exposição ao sol: Como muitos sabem o sol é um fator que pode causar o câncer de pele. Pessoas que ficaram expostas ao sol por muito tempo sem os cuidados que deveriam ter, tem uma maior probabilidade de adquirir o câncer de pele. Isso porque a exposição solar agride diretamente o tecido, causando alterações celulares no local.
  • Idade: Os adultos possuem mais propensão de terem câncer. Isso se deve ao fato de que pessoas com mais idade ficaram mais tempo, ao longo dos anos, expostas aos raios solares. Além disso, ao contrario de que muitos acreditam, os homens são mais atingidos pela doença do que as mulheres.
  • Histórico familiar: Como outros tipos de câncer, o tumor de pele também pode ser hereditário. Ou seja, este câncer é mais comum em pessoas que possuem histórico familiar da doença. Por isso, nos casos de ocorrer à patologia na família, é fundamental que a pessoa procurar o aconselhamento médico com mais frequência para aprender os cuidados que devem ser tomados para evitar este problema.
  • Imunidade enfraquecida: Pessoas que possuem o sistema imunológico enfraquecido devido a outros problemas têm o risco aumentado de desenvolver o câncer. Diversas doenças ou fatores podem causar a diminuição imunológica, sendo assim, é importante procurar um profissional para evitar problemas maiores.

Veja também:

Trombose Venosa Profunda, uma doença que pode atingir até mesmo os atletas

Como evitar o câncer de pele:

Os cuidados com a pele para evitar esta patologia devem ser tomados por todos, pois, apesar dos fatores de riscos, qualquer pessoa pode desenvolver a doença. Sendo assim, é essencial entender como evitar o câncer e ficar atento para que este problema não seja manifestado. Se você deseja aprender como cuidar da pele, evitando este problema, fique atento às dicas que trazemos mais abaixo.

Apesar das campanhas, esta doença está cada vez mais comum, já que as radiações ultravioletas do sol alteram as células do órgão e os mecanismos de defesa. Para evitar que eles prejudiquem a pele, é fundamental:

1- Evitar a exposição aos raios solares nas horas mais quentes do dia: Em alguns momentos dos dias, o sol fica mais agressivo. Por isso, evite andar, nadar ou ficar sob o sol nestes horários, dando preferência as horas mais frescas.

2- Utilizar protetores como óculos de sol e chapéus. Os raios podem ferir o couro cabelo e os olhos, causando sérios danos. Por isso, não se esqueça de proteger estas regiões.

3- Não fique por muito tempo exposto diretamente ao sol. Apesar de ocorrem horários mais frescos, é importante entender que a pela pode ser ferida pela radiação a qualquer momento. Dessa forma, é importante evitar o bronzeamento e a exposição por muito tempo.

4- Utilize sempre protetor solar, mesmo em dias nublados. O protetor solar é o melhor amigo da pele, pois ele cria uma camada de proteção que impede os raios ultravioletas de agredirem o tecido. Vale ressaltar que o protetor deve ser usado diversas vezes ao longo do dia

Tendo estes cuidados, você certamente manterá uma pele mais saudável e longe dessa e de outras doenças que podem prejudicar a qualidade de vida. E é sempre bom relembrar que atividades físicas e alimentações saudáveis é importante, pois aumenta o nosso sistema imunológico e ajuda a prevenir qualquer doença.

Ebook Grátis - 39 Receitas para Emagrecer



10 COMENTÁRIOS

  1. Verdade gente, vamos nos previnir. É importante fazer sempre exame, pois tumores não avisam, só percebemos quando está em estágio avançado.

DEIXE UMA RESPOSTA

3 × 3 =