Concentrações elevadas de colesterol LDL podem lentamente se depositar nas camadas internas da parede arterial. Junto com outras substâncias presentes no sangue formam a placa aterosclerótica, que é um depósito espesso e firme responsável pela obstrução das artérias. Nesta condição ocorre a aterosclerose.

Os níveis do colesterol LDL e HDL são medidas para a avaliação do risco de infarto. Concentrações de LDL colesterol abaixo de 100 mg/dl são considerados ótimos. Menos de 130 mg/dl são quase ótimos para a maior parte das pessoas. Níveis elevados de LDL colesterol mais de 160 mg/dl são indicativos de um risco aumentado de doença cardíaca.
Se possuir dois ou mais fatores de risco para doença cardiovascular, considera-se elevados níveis de LDL colesterol acima de 130 mg/dl. No caso de portadores de diabetes, o nível desejado de LDL colesterol é inferior a 100 mg/dl.

Siga a Proddigital Saúde no Twitter >>>

8 alimentos que ajudam a baixar o colesterol LDL

1 – Leguminosas

Todo o tipo de leguminosas – feijão-frade, encarnado, branco, grão-de-bico, feijão-verde ou lentilhas – são excelentes fontes de fibras solúveis. Estas fibras ligam-se aos sais biliares no intestino delgado e promovem a eliminação das lipoproteínas de baixa densidade (colesterol LDL) chamadas de ‘mau colesterol’.

2 – Maçãs

Ricas em fibras e antioxidantes são excelentes fontes de fibra que baixam os níveis de colesterol. Deve comer uma maçã por dia e não a deve descascar, pois é na casca que reside o antioxidante polifenol que acelera a oxidação das LDL.

3 – Frutos secos e sementes

Ricas em proteínas e gorduras saudáveis – monoinsaturadas e polinsaturadas – são poderosos aliados do coração. São exemplo as nozes, as amêndoas, o pistacho, as sementes de abóbora, as sementes de chia e linhaça são ótimas para a eliminação do colesterol LDL.

4 – Aveia

Apenas uma porção de farelo de aveia por dia pode fazer a diferença. Rico em beta-glucano, uma fibra hidrossolúvel que ajuda a reduzir o colesterol mau no sangue. Estudos indicam que apenas três gramas de betaglucano podem reduzir até 7% dos níveis de colesterol.

5 – Chá verde

Todos os tipos de chá (preto, branco, oolong, verde) ajudam a reduzir os níveis de colesterol, mas o verde é particularmente rico em epigalocatequina galato (EGCG), composto que ajuda a eliminar o colesterol mau.

6 – Toranja

Comer uma toranja por dia durante um mês ajuda a reduzir os níveis de colesterol até 20%, graças aos limonóides e licopeno que existem na polpa e à pectina. Mas saiba que a toranja pode aumentar o efeito de certos medicamentos para o coração, como as estatinas e bloqueadores dos canais de cálcio. Se estiver a tomar um destes medicamentos, deve falar com o médico antes de comer toranja ou beber sumo deste fruto.

7 – Uvas e vinho tinto

Um químico de origem vegetal, o resveratrol, existente nas uvas vermelhas e usado para fazer vinho tinto, demonstrou ser útil na redução dos níveis de colesterol no sangue e na prevenção de patologias coronárias. Um copo de vinho tinto à refeição previne o entupimento das veias resultante da ingestão de gorduras.

Veja também:

Conheça os principais benefícios do vinho

8 – Fito esteróis

Os esteróis e estanóis, conhecidos como fito esteróis, consumidos diariamente ajudam a reduzir o colesterol. Estes encontram-se em vegetais como o milho ou a soja, frutos secos, leguminosas, cereais integrais, frutas, legumes e até no chocolate negro.

Se você sofre de colesterol LDL deve colocar estes 8 alimentos na sua dieta diária, de forma a conseguir baixar o mesmo até aos valores de referência. No entanto é importante que mantenha um estilo de vida saudável.

Veja também:

Conheça os 8 benefícios do cacau para a saúde

8 alimentos que ajudam a combater o estresse

Exercícios para a saúde do coração



DEIXE UMA RESPOSTA

18 + 18 =