Em um artigo anterior, falamos sobre os cuidados básicos que a pessoa deve ter com suas unhas para mantê-las saudáveis e bonitas. No entanto, o que poucos sabem é que existem doenças que afetam especificamente essa região e que exigem um tratamento mais severo para combatê-las.

Por isso, hoje, iremos falar mais detalhes sobre as principais doenças e como devem ser tratadas para manter a saúde das unhas. Além disso, vamos especificar algumas patologias que podem afetar essa região.

Siga a Proddigital no Twitter >>>

Principais doenças de unhas:

1- Unhas encravadas:

Este é uma das principais queixas Muitas pessoas sofrem dessa terrível doença. Costuma acontecer quando a beira da unha cresce de maneira torta e entram na pele, ferindo a região. Geralmente, a pessoa sente muita dor e pode ocasionar infecções mais sérias. Além do crescimento da unha, quando ocorre algum acidente ou o uso de sapatos inadequados, a unha podem encravar. Por isso, é importante ficar atento quando isso acontecer e procurar ajuda de um profissional, evitando a remoção da parte encravada feita de forma caseira.

Tratamento:

Antes de procurar intervenção médica, é importante tomar certos cuidados para evitar este transtorno. Por isso:

  • mantenha as unhas sempre cortadas de forma reta, isso evita que elas façam curvas ao crescer.
  • utilize produtos naturais que atuem como anti-inflamatórios, pois isso ajudará a combater infecções e diminuir, quando necessário, as inflamações causadas por este problema.

Dependendo da situação, é necessário procurar ajuda de um especialista, pois em alguns casos mais sérios podem ser essenciais tratamentos e medicamentos mais fortes.

2- Escamação das unhas:

Outro problema muito comum é a escamação das unhas. Isso ocorre quando a unha começa a descascar finas camadas superficiais. Em alguns casos, ocorre quebra da unha e isso pode ser sinal de problemas de saúde como tireoide e desidratação.

Tratamento:

Sempre quando acontecer a descamação das unhas é importante procurar um médico para averiguar o real problema. Além disso, manter uma boa alimentação rica em cálcio e vitaminas, evitando gorduras, frituras e outros alimentos que prejudica a absorção desses nutrientes, contribui para a manutenção das unhas.

Apesar disso, existem outros fatores que podem evitar o surgimento deste problema, tais como:

  • Consumo de líquidos e frutas.
  • Não usar esmaltes ruins e vencidos.
  • Manter as unhas sempre hidratadas.

3- Micose:

Quem já teve essa doença sabe o quanto ela pode ser incomoda e complicada de resolver. Elas ocorrem devido à contaminação por fungos na região. Acontece, normalmente, quando a pessoa mergulha as unhas em água contaminada. Um problema que, apesar de ser difícil, tem solução.

Tratamento:

Assim como as doenças citadas acima, a micose, conhecida também como onicomicose, deve ser levada a sério e é importante procurar ajuda de um dermatologista para descobrir a causa e achar a melhor solução. Além disso, é essencial evitar contato com lugares inapropriados.

As unhas podem ser contaminadas e prejudicadas de acordo com os problemas citados acima, porém, há problemas mais graves que podem ser descobertos devido aos sinais que surgem. Tais doenças podem ser controladas, desde que o tratamento seja iniciado no começo e de forma eficiente.

1- Anemia:

Nem sempre a pessoa sabe que está anêmica, por isso é importante verificar a qualidade e aspecto das unhas. Geralmente, quando ocorre a anemia, elas ficam pálidas com o fundo esbranquiçado, demonstrando ausência de ferro e a possível doença.

2- Diabetes:

Quando uma pessoa está com a glicose alterada, as unhas podem ficar amareladas. Se isso estiver acontecendo, faça exames e procure intervenção de um profissional, pois a diabetes, quando diagnósticada cedo, pode ser controlada sem a necessidade de tratamentos mais severos.

3- Câncer:

Diversos sintomas ocorrer quando a sinal de um tumor. Quando a unha apresenta uma mancha escura que afeta as laterais dos dedos, pode ser sintomas de um melanoma.

4- Coração:

Outras doenças que podem ser indicadas são as patologias do coração. Se aparecer linhas vermelhas embaixo das unhas, isso pode ser sinal de inflamação nas válvulas do coração.

Veja também:

Exercícios Físicos para a saúde do coração

Câncer de mama: Conheça mais sobre essa doença e os cuidados que devem ser tomados

Fique atento a todos os sinais que surgirem, pois isso ajudará a detectar possíveis patologias, conseguindo um diagnóstico rápido e tratamentos mais adequados caso a doença seja descoberta no inicio.

E aí, está cuidando diretinho das suas unhas? Comente abaixo o que está fazendo para cuida-las.



DEIXE UMA RESPOSTA

oito + treze =