Quem nunca se incomodou com uma dor nas costas pode se sentir uma pessoa privilegiada! Esse é um problema que afeta a maioria da população, em diferentes níveis de intensidade e por motivos distintos.

Há quem já levanta da cama com dor nas costas, o que pode atrapalhar todo o andamento do dia; e também as pessoas que sentem essa dor à noite, depois de terem executados todas as suas atividades e estarem cansadas. Se esse é o seu caso, não se preocupe, pois agora você irá conhecer algumas maneiras de acabar de vez com a dor nas costas.

Dicas de especialistas para acabar com a Dor nas Costas

O fisioterapeuta Claudio Rubens dá algumas dicas para quem quer acabar com a dor nas costas, e a primeira delas é procurar manter uma postura correta. A chamada “posição neutra” oferece maior estabilidade para a coluna vertebral e para chegar nela, você deve evitar curvar o corpo para frente. A maneira correta de se sentar, segundo o mesmo especialista, é a que deixa o quadril um pouco mais elevado em relação aos joelhos e para isso, o ideal é colocar algum tipo de apoio no acento das cadeiras.

Claudio diz ainda que quem trabalha sentado deve fazer alguns intervalos durante o dia, levantando-se para alongar, esticar o corpo, respirando fundo e sempre evitando inclinar o corpo para frente, algo simples, mas prejudicial. O fisioterapeuta lembra ainda a importância de manter um bom condicionamento físico para a musculatura das costas e do abdômen, além de uma boa flexibilidade do corpo, pois tudo isso irá ajudar.

Veja também:

Dores Nas Costas Nunca Mais com Técnicas Incríveis

8 atividades feitas no cotidiano que fazem bem para a saúde e para o corpo

Parar de fumar – Porque o deve fazer

O exercício que num mês vai mudar a sua vida

Livre-se do cigarro

Um estudo recente publicado no The Journal of Bone and Joint Surgery mostrou que parar de fumar é importante para quem sofre com dores nas costas. Em uma das etapas da pesquisa, os indivíduos que abandonaram o tabagismo revelaram uma melhora significativa na coluna em relação ao período em que eram fumantes. O grupo de pessoas que continuou a fumar, mesmo com um tratamento, não revelou melhoras na dor. Cezar Augusto Oliveira, um neurocirurgião especializado em coluna, relatou que a chance de melhora com tratamentos (cirúrgicos ou não) é reduzida quando o paciente é fumante.

Alguns exercícios também são indicados para quem sofre com essa dor, sendo que os executados dentro da água são ideais. Além disso, você pode fazer pequenas caminhadas andando nas pontas dos pés e nos calcanhares. Exercícios leves, praticados pelo menos duas vezes por semana ajudam a manter a firmeza e a organização dos músculos, o que contribui significativamente para reduzir as dores nas costas.

Você também deve se certificar de que o colchão em que está dormindo todas as noites é adequado, caso contrário, realmente já irá se levantar sentindo dores nas costas. Além de dar atenção a todas essas recomendações, se você sofrer com dor nas costas, o indicado sempre é procurar a orientação de um médico, que poderá fazer exames, analisar o seu caso especificamente e indicar um tratamento que incida diretamente na raiz do seu problema. Não sofra com dores nas costas, mude pequenos hábitos do seu cotidiano.

Conheça também as principais Causas e Tratamentos para as dores nas costas.



DEIXE UMA RESPOSTA

três × três =