Cada vez mais as pessoas começam a ter problemas e dores nas costas mais cedo. Esta situação acontece muito devido ao estilo de vida sedentário que é adotado por grande parte da população, mas também pela má postura resultante (não só) do uso abusivo dos celulares. Neta matéria vamos explicar-lhe quais são as principais causas e soluções para este problema que afeta milhões de pessoas por todo o mundo.

Quais as principais causas de dores nas costas?

Existem muitas causas que podem originar dor nas costas, no entanto as mais usuais são as seguintes:

  • Problemas de coluna;
  • Pneumonia;
  • Pedras nos rins;
  • Má postura;
  • Excesso de peso;
  • Carregar objetos muito pesados;
  • Cansaço

Para o cansaço, má postura, excesso de peso ou dores musculares, muitas vezes basta realizar alongamentos e aplicar compressas de água quente.

Veja também:

Dor Nas Costas Nunca Mais

Conheça os benefícios da yoga para o corpo

10 tipos de exercícios para perder barriga em casa

Saúde – 8 erros que você comete diariamente e nem sabe

No entanto existem 5 principais tipos de dores nas costas e as suas causas e tratamentos podem ser as seguintes:

1 – Dor nas costas no lado direito ou esquerdo

O que pode ser: normalmente é uma dor em forma de peso que indica a presença de uma lesão muscular, especialmente depois da academia, por exemplo.

Como aliviar: colocar uma compressa morna na região durante 15 minutos, 2 vezes ao dia, pelo menos durante 3 a 4 dias e aplicar uma pomada anti-inflamatória na área.

2 – Dor nas costas ao respirar

O que pode ser: pode ter relação com o pulmão quando há sensação de falta de ar, principalmente quando houve alguma doença respiratória nos últimos tempos ou se está acamado à há algum tempo.

Como aliviar: Deve aplicar uma compressa morna na região, no entanto o mais indicado é procurar um pneumologista caso existam outros sintomas de problema respiratório, como tosse, catarro ou febre.

3 – Dor nas costas e rins

O que pode ser: geralmente é sinal de cólica renal, estando relacionada com a presença de pedra nos rins que resulta em uma dor muito severa que impede o paciente de caminhar ou se mexer.

Como aliviar: a dor deve ser tratada o mais rápido possível no pronto-socorro ou no hospital.

4 – Dor nas costas que passam para as pernas

O que pode ser: pode ser causada por uma compressão do nervo ciático na região final da coluna ou nas nádegas. Provoca dor em forma de pontada com sensação de formigamento ou dificuldade para ficar sentado ou andar, podendo indicar bicos de papagaio.

Como aliviar: o que se recomenda fazer nesses casos é procurar um ortopedista para que ele possa solicitar exames, como ressonância, e indicar o melhor tratamento para o seu caso específico.

5 – Dor nas costas com aperto no peito

O que pode ser: quando a dor piora com esforços e há sensação mal-estar ou enjoo pode ser sinal de infarto, principalmente se a pessoa se encontra com peso a mais, tem pressão alta ou colesterol alto.

O que fazer: deve-se chamar ajuda médica, ligando para o pronto-socorro o mais rápido possível.

Todas as dores podem ser aliviadas com:

  • Repouso: deitar no chão ou em um colchão duro por meia hora, todos os dias, e tentar no pegar em pesos ou fazer esforços.
  • Compressas mornas: colocar uma compressa morna sobre o local da dor, durante 15 minutos por dia;
  • Receber uma massagem
  • Homeopatia: ingestão de remédios homeopáticos, receitados pelo médico para tratar inflamações nas costas.
  • Consulta de um especialista – Se a dor se mantiver durante mais do que 2 dias sem parar deve ir a um especialista e verificar que não tem nenhum problema sério na coluna.

Esperamos que este artigo lhe seja útil caso algum dia sofra deste tipo de problemas saiba como aliviar as suas dores. Qualquer questão contacte-nos que tentaremos esclarecer as suas dúvidas com a maior brevidade possível



DEIXE UMA RESPOSTA

5 × 3 =