Todas as pessoas já passaram pela fase das espinhas. No entanto, engana-se quem acredita que isso é coisa de adolescente, pois muitos adultos sofrem com este mal. O problema maior é que, geralmente, as pessoas acreditam que a melhor maneira de as eliminar é espremendo cada uma delas, porém, isso pode ocasionar marcas e inflações sérias na pele. Por isso, se você está com este tipo de problema, então leia as dicas que estão mais abaixo, pois hoje, vamos ensinar como acabar com as espinhas de uma vez por todas.

Como acabar com as espinhas:

1- Faça a higienização da pele adequadamente:

Antes de utilizar qualquer produto, é fundamental limpar a pele de forma apropriada, por isso, use sabonetes apropriados para esta finalidade, diminuindo a oleosidade da pele. Depois disso, é importante ter em mãos um adstringente que acabe com os resíduos do local, completando a higienização. Eles costumam fazer com que os poros fiquem contraídos, diminuindo o tamanho dos mesmos. Dessa forma, escolha sempre aqueles que possuem ações antibacterianas. Caso opte por um produto industrializado, opte pelo que possui peróxido de benzoila ou ácido salicílico.

Existem fórmulas caseiras, contudo, é necessário procurar ajuda de um especialista antes de usar qualquer método, pois algumas vezes a utilização de produtos (industrializados ou caseiros) podem trazer prejuízos para a saúde. Uma maneira de diminuir as espinhas é utilizando limão ou chá verde.

  • A fruta tem ácido cítrico que mata a bactéria causadora da acne e fecha os poros. Se você optar por este método, lembre-se que o limão pode manchar a pele ao entrar em contato com o sol, por isso, faça isso apenas a noite.
  • O chá verde tem poderes oxidantes e rejuvenescedores, assim, quando você usar este método, não enxugue o rosto.

2- Use creme e pomadas:

Alguns cremes possuem um efeito rápido, acabando de vez com a acne, mas para que isso seja possível, é importante que eles tenham peróxido de benzoíla ou ácido salicílico em sua fórmula, assim como os adstringentes. A questão é escolher por um que tenha baixa concentração dessa substância para que a pele não fique muito irritada.

Independente do produto escolhido, a melhor opção é utilizar a noite e lavar o rosto com o sabonete apropriado ao acordar. Nunca se esqueça do protetor solar.

Veja também:

Acne, um mal que pode ser curado

Como Melhorar o aspeto da sua Pele

Acabar com a Acne Naturalmente e ter uma pele linda!

Conheça os 8 melhores alimentos para a saúde

3- Creme dental:

Para aqueles que preferem o uso de produtos caseiros, o creme dental pode ser um forte aliado, além de ser econômico. Ele contém sílica, a mesma substância encontrada naqueles pacotinhos de absorver a umidade de medicamentos. O processo pode arder a pele e é importante evitar as pastas que possuem lauril éter sulfato de sódio que pode irritar a região.

4- Utilize esfoliantes:

Os esfoliantes podem limpar a pele mais adequadamente, além de deixá-la mais macia e eliminar os cravos. Existem, no mercado, diversos produtos de qualidade que proporcionam um resultado satisfatório, mas para quem prefere algo mais barato, o uso do sal grosso com água morna sobre a espinha pode surtir um excelente resultado. O sal pode ser substituído pelo açúcar, basta fazer uma pasta e aplicar sobre o local.

5- Gelo ou colírio para diminuir a irritação:

O gelo é ótimo para acabar com aquela vermelhidão causado pelas substâncias que irritam a pele, pois ele desacelera a circulação do sangue, aliviando o desinchado. O colírio também é utilizado com o mesmo objetivo, basta umedecer um cotonete com este produto e aplicar sobre a região.

6- Faça a prevenção:

Prevenir é sempre o melhor remédio. Por isso, destacamos alguns cuidados para evitar o aparecimento da acne.

  • Lave o rosto ao menos duas vezes por dia, usando o sabonete apropriado para diminuir a oleosidade. Isso evitará que ocorram novas espinhas.
  • Beba muita água para que a pele possa se manter sempre hidratada e macia. Além disso, a água mantém a saúde de todo o corpo.
  • Evite o consumo de alimentos gordurosos e quentes como o chocolate.
  • Diminua o consumo de álcool ao máximo e não beba refrigerantes.
  • Pratique exercícios físicos, pois assim, o estresse será aliviado, contribuindo para uma boa qualidade de vida.

Lembrando que, é imprescindível procurar ajuda de um especialista em casos mais graves, pois os métodos podem ser mais rigorosos, necessitam o auxílio do profissional.



DEIXE UMA RESPOSTA

dezessete − cinco =