Os exercícios físicos são importantes para a prevenção e o tratamento de diversas doenças, como a Depressão e a Doença de Alzheimer. Entre os incontáveis benefícios de praticar atividades físicas diariamente, estão aqueles relacionados à saúde do seu coração.

Exercícios fazem muito bem. É muito importante que algumas pessoas com histórico de doenças cardiovasculares ou pessoas que estejam há muito tempo inativas consultem um médico antes de dar início às atividades para saber quanto e qual tipo de exercício podem fazem.

Praticar atividades físicas o ajudará a:

  • Fortalecer o coração
  • Acabar com o estresse
  • Dormir melhor
  • Abaixar a pressão sanguínea
  • Atingir e permanecer no seu peso ideal
  • Melhorar seu humor e autoestima

Alguns exercícios físicos que você poderá praticar, dependendo das recomendações médicas e das suas preferências, são:

Exercícios físicos aeróbicos

Como caminhar, subir escadas, correr, andar de bicicleta, pular corda, dançar, etc.

Geralmente, recomenda-se que sejam feitos 30 minutos de exercícios aeróbicos, pelo menos quatro vezes por semana. Se você não consegue fazer os 30 minutos de uma vez, pode dividir sua rotina de exercícios em segmentos de 10 ou 15 minutos.  Os exercícios aeróbicos têm impacto positivo na saúde do coração e do fígado e podem ajudar a prevenir muitos fatores de risco relacionados com as doenças cardíacas.

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Saiba mais sobre os benefícios de alguns exercícios aeróbicos:

  • Caminhada:

    A caminhada é um dos exercícios aeróbicos mais populares. É seguro, sem custos, agradável e fácil de ser incorporado nas agendas até mesmo das pessoas mais ocupadas. Você pode caminhar ao ir para o trabalho, para o mercado, ou pode dar voltas pelo seu bairro. Exercícios aeróbicos são aqueles que usam grandes músculos de maneira contínua e rítmica por algum período de tempo, e caminhar é um ótimo exemplo disso.

  • Natação:

    Duas a três horas de natação por semana podem ser suficientes para que você obtenha todos os benefícios para a saúde do coração. Outro benefício deste exercício é que a natação demanda menos dos seus ossos e das suas articulações. A natação pode ser especialmente benéfica se você está começando a praticar exercícios físicos um pouco fora do peso, ou se você sofre de problemas como artrite.

  • Subir escadas:

    Para conseguir alcançar o benefício máximo dos exercícios aeróbicos você deve tentar ficar com entre 50 a 85 por cento da sua frequência máxima de batimentos cardíacos. Subir escadas é uma ótima maneira de se conseguir isso, sejam as escadas da sua casa ou as de algum aparelho de ginástica. Para saber qual é sua frequência máxima de batimentos cardíacos, subtraia a sua idade de 220. Se você não quiser contar a frequência de batimentos cardíacos, apenas tenha como base de comparação o quanto de degraus você consegue subir conversando com alguém sem ficar muito sem fôlego.

  • Andar de bicicleta:

    Seja uma bicicleta de verdade ou uma de academia, andar de bicicleta é um ótimo exercício para a saúde do seu coração. Quando estiver pedalando, observe a posição do banco e dos pedais para que prevenir que se machuque – a bicicleta deve estar ajustada da maneira certa para seu corpo.

  • Dançar:

    Dançar pode ser um ótimo exercício para sua rotina aeróbica. Tudo o que você precisa é de bons sapatos, um pouco de espaço e música que o motiva. Dançar pode ter um grande ou um pequeno impacto, dependendo de sua habilidade e preferência, e você pode dançar com outras pessoas em aulas como as de Zumba, Forró, Tango, ou pode, ainda, dar sozinho em casa.

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Exercícios físicos de musculação

Os pesos levantados, quando muito pesados, podem aumentar sua pressão sanguínea a curto prazo. Então prefira os pesos mais leves e levante-os mais vezes. Experimente pesinhos de mão e de máquinas de peso na academia, ou use seu próprio peso (como em flexões).

Um método interessante é fazer vários blocos de exercícios físicos e depois deixar os músculos exercitados descansar por um dia ou dois entre as sessões.

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Praticar exercícios físicos é um dos hábitos mais saudáveis que você pode adquirir. Para fortalecer seu coração e obter grandes benefícios para a sua saúde, escolha um tipo de exercício que combine com seu estilo pessoal e comece a praticar!

Que tal começar agora. Levante-se e faça 5 minutos de alongamento, após inicie uma caminha de 20 minutinhos em frente a sua casa. E depois diga-nos como está se sentindo.

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8 COMENTÁRIOS

  1. Subir escadas é o que eu mais faço. no meu trabalho tem escada pra tudo quanto é lugar.kkkk Quero começar agora a caminhar. Vamos nessa.

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