Atualmente muitas pessoas estão frequentando academia em busca de um corpo mais modelado e uma qualidade de vida mais adequada, procurando por exercícios que ajudam a conquistar o objetivo desejado. No entanto, é importante seguir acompanhamento de um profissional e realiza uma avaliação para aprender os exercícios mais eficientes e que não prejudique a saúde. Dessa forma, este artigo tem como objetivo apresentar a hipertrofia muscular e ensinar como a pessoa pode conquistar o crescimento dos músculos de forma mais apropriada.

O que é hipertrofia muscular:

A hipertrofia é uma resposta fisiológica ao aumento dos músculos causados por atividades físicas. A melhor maneira de conquistar o corpo desejado é através da musculação.

Além dos exercícios, para conquistar o objetivo é fundamental manter uma alimentação apropriada rica em proteínas, pois o descuidado pode atrasar o processo, causando insatisfação, pois o corpo utilizará as substâncias proteicas da musculatura.

Para conseguir a hipertrofia muscular, é fundamental fazer esforço físico, carregando peso e praticando as atividades de forma correta. Ou seja, é uma contração realizada nos músculos causados pelas atividades. Com isso, ocorre o deslizamento da actina (principal constituinte do filamento muscular) sobre a miosina (enzima ou proteína motora que compõe os filamentos).

Exercícios para hipertrofia muscular:

As atividades físicas trazem muitos benefícios para a vida. Porém, para quem deseja aumentar a musculatura, existem exercícios específicos que devem ser praticados com certo cuidado para não prejudicar o tecido. Dessa forma, para cada parte do corpo há alguns tipos de séries que ajudam a alcançar este sonho.

  • Braços: Para desenvolver os músculos dessa região é importante fazer exercícios que estimulam o tríceps e bíceps. Assim, para o tríceps exercícios como pulley, tríceps corda e, tríceps francês são uma ótima pedida. Já para os bíceps temos a rosca scott, rosca martelo e rosca pulley.
  • Ombros: Os exercícios para os ombros são essenciais para um bom resultado. Dessa forma, faça elevação lateral e frontal. Certamente, a musculatura será bem trabalhada.
  • Pernas: Para as pernas existem diversos aparelhos que ajudam à hipertrofia muscular. Temos assim, o leg press, cadeira extensora, agachamentos, cadeira flexora e afundo. Ressaltando a importância de malhar a panturrilha para desenvolver essa região.
  • Peito e costas: Para o peito e costas temos o peitoral voador, pulley postura, crucifixo, crucifixo inverso e a remada.

Além das atividades, é importante seguir determinado ritmo, por isso, procure orientação de um profissional para que ele possa fazer uma avaliação adequada e analisar a quantidade certa de dias para realizar o treinamento.

Veja também:

Segredos da Musculação – Aprenda a ter músculos da forma correta!

Como deixar o abdômen trincado como exercícios abdominais

Alimentos que ajudam na hipertrofia:

Como foi dito anteriormente, é fundamental seguir uma dieta para que o resultado seja melhor. Os alimentos poderão ajudar a ganhar massa magra e manter um corpo mais bonito e saudável. Por isso, se você deseja aumentar o tamanho dos seus músculos, mantenha uma refeição mais adequada.

1- Consuma mais proteínas: A proteína é a melhora amiga para o desenvolvimento muscular. Assim, utilize ovos, carne vermelha, frango, peixe e soja, pois são alimentos com alto teor de proteína e nutrientes que auxiliam na hipertrofia muscular.

2- Carboidratos: Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, os carboidratos devem ser consumidos diariamente. Assim, acrescente batata-doce, aveia, arroz integral e outros alimentos que ajudam na manutenção muscular.

3- Fonte de gordura boa: A gordura boa encontrada no peixe, no azeite e nas oleaginosas como castanha e nozes contém uma gordura saudável para a saúde, podendo ser consumidas em pequenas porções, conquistando um excelente resultado.

4- Beba muita água: Com a quantidade de esforço realizado durante o treino, o corpo perde muita água e sais minerais. Por isso, é fundamental beber muita água para que o corpo não fique desidratado e para a recuperação do tecido.

5- Consuma alimentos vitamínicos: Frutas, saladas e legumes possuem vitaminas e nutrientes que ajudam a manter a saúde e melhorar o condicionamento físico.

Veja também:

Alimentos para ganhar massa muscular

Musculação – Benefícios para a mulher

Seguindo as dicas acima, você poderá modelar o corpo de acordo com suas necessidades e desejos, sem prejudicar a vida. Caso deseja utilizar algum suplemento, é importante procurar ajuda de um nutricionista, pois o mesmo realizará exames que detectarão a melhor dieta a ser seguida. Além disso, poderá passar suplementos que não sejam prejudicais e que serão mais adequados ao seu caso.

E você, está fazendo exercícios para ganhar massa muscular de forma saudável e conquistar a hipertrofia muscular? Comente o que você está fazendo e compartilhe com outras pessoas.



DEIXE UMA RESPOSTA

20 − 14 =