Seja em Paris, Nova York ou Milão, cada vez mais pessoas começam a se preocupar com a poluição gerada pela indústria da moda e descobrem que o poder para mudar essa realidade está em suas mãos, corpos, pés… a última moda agora é ser consciente.

Você sabia que para fazer uma única calça jeans são gastos 3.645 litros de água, 3 kg de produtos químicos tóxicos e 400 MJ de energia (que é equivalente a deixar uma lâmpada ligada por 116 dias aproximadamente)? Esses recursos e muitos outros são desperdiçados pela frequência com que compramos roupas novas e nos livramos das velhas.

Ao passo em que as roupas se tornam mais baratas, elas também se tornam mais frágeis, e, por isso, no fim das contas, o tempo de uso dessas peças que compramos acaba sendo reduzido. Enquanto as indústrias só têm a ganhar com isso, nosso planeta só tem a perder. A ativista Christina Dean, após anos lutando contra grandes indústrias da moda para que elas diminuíssem a poluição que causam, acabou descobrindo que por mais que essas indústrias colaborem um pouco, isso não é nada comparado ao impacto que podem ter algumas mudanças de hábitos de pessoas como você! Quer saber como?

Dica 1: invista em peças de roupas de qualidade

Quando você compra roupas baratas, a tendência é que elas se desfaçam após poucos usos, e aí você compra roupas novas, e o ciclo se repete (enquanto isso, mais poluição está sendo gerada para produzir suas roupas). Em vez de pagar pouco por várias peças de roupas ruins, invista seu dinheiro em poucas peças de qualidade.

Dica 2: cuide bem das suas roupas

Siga as orientações de lavagem das peças para que elas tenham maior durabilidade. Manchou? Rasgou? Perdeu um botão? Em vez de se desfazer da roupa, veja se não pode consertá-la. Você pode tingir a roupa em casa, levá-la à costureira, etc.

Dica 3: não jogue roupas no lixo

Se achar que não dá mais para consertar sua roupa, tende doá-la para pessoas que ainda possam aproveitá-la de alguma forma. Há várias maneiras de “reciclar” os tecidos das roupas que você não quer mais, por exemplo, usando-os em patchwork para fazer uma colcha de retalhos, uma almofada, etc., ou usando-os para fazer roupas de bonecas, ou para reformar um abajur, encapar um caderno, etc.

Dica 4: faça reformas criativas

Todos sabem que a sensação de usar uma roupa diferente é ótima. Mas para isso, não é preciso ir às compras. Dê uma olhada no seu guarda-roupa, separe aquelas roupas que você já “se cansou de usar” e colora-as, corte-as, seja criativo (vale até procurar ajuda para fazer essas alterações). Aquele vestido velho pode virar um novo crop top e uma nova saia. Aquelas calças jeans que você não usa podem virar novos shorts desfiados ou coloridos…

Dica 5: faça compras em brechós

Comprar em brechós é uma das melhores maneiras de se vestir de forma consciente – e, além disso, economizar! Ao comprar roupas num brechó, você está deixando participar da demanda por mais roupas que iriam gerar mais poluição.  Além disso, você também pode aproveitar para trocar aquelas roupas que estão no seu guarda-roupa sem usar há um tempão!

Dica 6: resista à vontade de fazer compras por diversão

Algumas pessoas vão ao shopping quando estão entediadas, já sabendo que vão acabar comprando roupas novas! A verdade é que essas pessoas precisam descobrir novas atividades, investir em experiências em vez de bens materiais. Antes de ir ao shopping comprar roupas, dê uma olhada no seu guarda-roupa e veja se você PRECISA de algum item. Se precisa, anote em um pedado de papel. Desta forma, quando você for ao shopping, vai comprar só o que realmente precisa (evitando, com isso, gastos desnecessários, e economizando tempo, já que você terá uma ideia certa do que está procurando). Quando se deparar aleatoriamente com um item liiiindo na vitrine, pense bem: você não precisava desse item até ontem, por que vai querer comprá-lo agora? Volte para casa, pense com calma em se aquele item é realmente o que você quer, e evite fazer compras por impulso.

Entre na moda de forma criativa, responsável e consciente!

Gostou das dicas? Gostaria de ver sua opinião abaixo.



DEIXE UMA RESPOSTA

sete − seis =