A lâmina de barbear tanto pode ser a melhor como a pior amiga das mulheres. Por um lado, é uma das técnicas de depilação mais rápidas e práticas. Por outro, vem acompanhada de pelos encravados, ardor, vermelhidão e (nos dias maus) de cortes nas zonas mais sensíveis do corpo. Mas não tem de ser sempre assim. Saiba 10 erros que você está cometendo ao fazer a depilação com lâmina.

10 erros que está cometendo ao fazer a depilação com lâmina

  1. Não usa gel depilatório

É o erro mais comum entre as mulheres que, por falta de tempo ou preguiça, ficam pelo sabonete ou gel de banho quando se depilam com lâmina de barbear no chuveiro. A utilização de um produto específico não só facilita o corte do pelo como ainda ajuda a proteger a pele. A lâmina, por si só, já é bastante agressiva para a pele e o gel de banho não hidrata a pele como um gel específico para o efeito.

Acompanhe mais dicas da Proddigital Saúde no Facebook >>>

  1. Esquece-se de trocar a lâmina

Da última vez que se depilou, teve de passar a lâmina de barbear mais do que uma vez no mesmo local? Então fique a saber que está na hora de mudar a lâmina ou, no caso das lâmina de barbear descartáveis, comprar outra. A lâmina deve ser mudada com alguma regularidade. Mas de quanto em quanto tempo? Depende da frequência com que a utiliza, mas se faz a depilação com lâmina todos os dias convém que seja semanalmente.

  1. Depila-se na banheira…

Esqueça o banho de imersão e, a partir de agora, depile-se sempre no chuveiro. A água quente do banho faz com que a sua pele inche e dificulta o corte do pelo. Se sentir que a temperatura quente do banho de imersão ajuda a amolecer o pelo, ao usar um gel de depilação para lâmina vai ajudar nessa tarefa.

  1. … ou depila-se de manhã

Seja a barbear ou a depilar, a pele consegue recuperar melhor da agressão da lâmina durante a noite e fica mais macia. Já para não falar que, enquanto dorme, as pernas incham ligeiramente e os pelos podem retrair nos seus folículos (o que dificulta o processo pela manhã).

  1. Usa produto a mais (ou a menos)

Se aplicar gel ou creme a menos, a depilação com lâmina pode irritar a pele. Já produto a mais vai dificultar o corte do pelo. O segredo é usar o suficiente para cobrir a zona a depilar e deixar o produto atuar durante dois a três minutos. Vai ver que isto vai amolecer o pelo e facilitar a depilação com lâmina de barbear.

Veja também:

Como Melhorar o aspeto da sua Pele

Como eliminar Espinhas Naturalmente e ter uma pele linda!

  1. Ignora a esfoliação

É um dos passos mais importantes para quem faz depilação com lâmina. As células mortas da pele são as maiores inimigas de uma pele uniforme e as melhores amigas dos pelos encravados. O ideal é recorrer semanalmente a um esfoliante que promova a renovação celular ou mesmo a umas luvas que façam o mesmo efeito quando usadas em conjunto com um gel de banho hidratante. Recomenda-se que faça a depilação alguns dias antes para não agredir tanto a pele mas, em último caso, deve fazer-se antes.

  1. Usa aparelho de barbear de uma lâmina

Porquê? Nós explicamos. A lâmina, por si só, já é uma grande agressão contra a pele. Logo, quando passa a lâmina de barbear mais do que uma vez no mesmo local só está a prejudicar a pele. É aqui que os aparelhos com mais de uma lâmina (entre duas a três) entram: cortam melhor o pelo e vão fazer com que não tenha de insistir duas vezes na mesma zona.

  1. Não amolece os pelos

Se depilar no chuveiro, o momento ideal para o fazer é após os três primeiros minutos do chuveiro. Isto porque a água morna ajuda a abrir os folículos, a amolecer os pelos e a deslizar melhor a lâmina.

  1. Esquece-se de hidratar a pele

O creme hidratante é fundamental porque a pele seca fica irritada muito facilmente. Atualmente, existem produtos no mercado para serem aplicados após a depilação com lâmina uma vez que aliviam o ardor, vermelhidão e ainda ajudam a retardar o crescimento do pelo.

Veja também:

5 dicas para cuidar da saúde dos pés e mantê-los sempre hidratados. Você irá se surpreender com o resultado

  1. Depila as zonas sensíveis de baixo para cima

É provável que lhe tenham ensinado que deve depilar-se sempre no sentido contrário ao crescimento dos pelos. Esqueça tudo o que aprendeu. Nas áreas mais sensíveis, como as axilas e as virilhas, deve começar com movimentos descendentes (no sentido do crescimento do pelo) e só depois usar movimentos ascendentes. Isto vai diminuir a probabilidade destas zonas delicadas ficarem irritadas.

E você comete algum destes erros quando faz a depilação com lâmina? Agora já não vai voltar a cometê-los.



DEIXE UMA RESPOSTA

18 − 11 =