O mercado de beleza brasileiro é o terceiro maior do mundo

Criar tutoriais de maquiagem online pode ser uma boa ideia para os profissionais da área que buscam abranger seu público.

Já faz alguns anos que o Brasil está entre os países que mais consomem produtos de beleza. Atualmente somos o terceiro maior consumidor, só perdemos para os mercados americanos e chineses. O setor de beleza brasileiro emprega mais de quatro milhões de pessoas, em sua maioria mulheres. Em 2014 o mercado ligado a cosméticos e perfumaria faturou mais de R$100 bilhões no país.

Antigamente, profissões como a de cabeleireiro, maquiador ou manicure se resumia a trabalhar fisicamente com os clientes. Porém, o mundo está em constante mudança e os meios tecnológicos aceleram e acarretam modificações no modo de como se realizam as profissões. E é nesse sentido o mercado da beleza passa do físico e vem se destacando continuamente no meio online. Por exemplo, hoje podemos ter aulas online de como se maquiar sem sair de casa, ou ter dicas de cabeleireiros via web, e o melhor, sem quase ou nenhum custo, existem as duas possibilidades.

Mercado da beleza na internet

A internet vem expandido todos os meios ‘normais’ de empreendedorismo. Hoje podemos ter nosso negócio físico, virtual, ou o melhor: um negócio físico aliado ao virtual, que nos últimos anos é um modelo que vem crescendo muito e gerando muito lucro a quem se arrisca a mostrar a cara para o mundo cibernético.

Uma profissão que está em alta na internet é a de maquiador. Atualmente existem vários blogs e canais no Youtube especializados em maquiagem, que diariamente recebem milhares de cliques e visualizações. E uma das personalidades famosas é a ex-BBB Juliana Goes, que soma mais de 25 milhões de visualizações de seus vídeos e mais de 480 mil seguidoras em seu canal do Youtube.

O processo é o seguinte: as blogueiras ou youtubers especializados no mercado de beleza fazem resenha sobre os produtos e ensinam suas leitoras a realizarem sua própria make. Ou seja, são profissionais que disseminam seus aprendizados na grande maioria das vezes de forma gratuita, porém, como a procura é muito grande, o retorno financeiro vem em forma dos inúmeros cliques que seus conteúdos recebem, ou em anúncios publicitários nos blogs e nos canais no Youtube e, também, pela divulgação de marcas de cosméticos e de maquiagem – as chamadas parcerias publicitárias, como acontecem há décadas na tevê, só que agora na plataforma online.

Sites especializados em maquiagem estão hoje entre os mais famosos e acessados do país. Um bom exemplo é o Blog Pausa Para Feminices, onde sua autora Bruna Tavares disponibiliza quase que diariamente tutorias e dicas de maquiagem. O prestígio do meio online foi tão grande, que gerou uma parceria com a Tracta – marca nacional de maquiagem, na qual Bruna assina uma linha de makes com o nome do seu blog.

Alguns maquiadores também tem a possibilidade de criar um curso online e vendê-los, como fizeram as blogueiras Juliana Góes, do Blog Juliana Goes e Bianca Andrade, do Blog Boca Rosa que investiram nessa modalidade. O site de ambas aborda o mundo da moda e da beleza.

Juliana Goes - Blog
Juliana Goes
Bianca Andrade
Bianca Andrade

As duas têm como grande foco os tutorias de maquiagem, além de vídeos no Youtube com milhares visualizações (vídeos da Juliana Góes e vídeos da Bianca Andrade) e ambas apostaram na criação de um curso online sobre o tema, no qual o interessado em aprender a se maquiar, compra o curso online (que custa em média R$ 40) e pode assisti-lo da comodidade da sua própria casa, bastando apenas uma conexão com a internet. Veja o curso da Juliana Góes e veja o curso da Bianca Andrade.

O mercado de beleza não para de crescer, assim como o mundo digital e apostar em mostrar seu trabalho nele pode ser uma boa ideia. Afinal, todo mundo adora aprender uma dica valiosa sobre make e beleza. Se você é um profissional ou um ‘amante’ da área, uma ótima ideia é apostar em dividir seus conhecimentos no mundo virtual.

Agora que você já sabe o quanto o mercado da beleza está crescendo, que tal se preparar para ser uma profissional nesse ramo? Já trabalho nesse ramo? Então diga nos comentários abaixo o que você faz e o prazer que você tem em sua profissão.



5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

catorze + 5 =