O Brasil é o terceiro mercado de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos em todo o mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão. Pelo menos R$ 50 milhões foram gastos apenas neste ano. Até 2017, o país deve chegar ao segundo lugar no ranking da beleza.

Esse crescimento torna o mercado brasileiro um ótimo atrativo para companhias e profissionais que desejam seguir a profissão de maquiador. Um dos setores mais promissores é o de maquiagem. Antes vista como um hobby, a profissão de maquiador é, hoje, uma oportunidade de ter uma boa remuneração não apenas no Brasil, mas em diversos países no mundo.

Mercado de trabalho para maquiadores

O mercado da maquiagem, de uma maneira geral, procura profissionais criativos e que tragam um diferencial. Normalmente, quando se pensa na área de atuação de um maquiador, os nichos de atuação se resumem a salões de beleza, em parceria com outros profissionais, ou no meio artístico, principalmente na televisão, que exige uma imagem perfeita dos seus atores e personalidades.

A áreas ainda costuma ser bastante atrativas pelos salários mais altos, no entanto para pessoas que não desejam seguir esses caminhos, há diversas outras possibilidades de atuação para um maquiador, não apenas no Brasil.

Um mercado aliado ao da beleza é o da moda. Seja nos editoriais de revistas, em parceria com fotógrafos e estilistas e até nas maiores de semana de moda, as “fashion week”. No Brasil, a demanda por maquiadores profissionais cresce principalmente durante a São Paulo Fashion Week, mas elas ocorrem durante todo o ano, no resto do mundo. A programação das mais famosas começa em Nova Iorque e segue por Londres, Milão e Paris.

Maquiadores podem buscar oportunidades em grandes marcas nacionais de maquiagens, como O Boticário, Contém 1G ou se arriscar em grandes nomes internacionais como a MAC. Uma das mais famosas maquiadoras internacionais da marca, Fátima Thomas, destaca que ser um bom maquiador é muito mais do que preparar uma boa pele e saber pintar os lábios, é preciso saber lidar com todos os tipos de personalidades e ser um profissional agradável no trabalho.

Outro fator essencial para ter destaque no mercado é se qualificar. Mesmo não regulamentada pelo Ministério do Trabalho no Brasil – ou seja, não é preciso ter uma formação profissional mínima para ser um maquiador. A contratação em qualquer lugar depende da experiência, dos cursos profissionalizantes, workshops e conhecimentos sobre formas, volumes, luz, colorimetria, texturas e tendências. Ou seja, é preciso estudar regularmente, já que as tendências e produtos estão sempre mudando.

Maquiadores ganham a TV e a internet

Para iniciantes, o melhor exercício é experimentar. Maquiar mulheres com os mais variados traços, cores e texturas de pele é uma boa forma de aprendizado. Uma boa dica é acompanhar e se inspirar em maquiadores já consagrados no mercado. No Brasil, alguns exemplos são Duda Colinos, Fernando Torquatto, Vanessa Rozan, Juliana Góes e Bianca Andrade que, frequentemente, ministram cursos e aparecem dando dicas de maquiagem na televisão (em programas como Superbonita e Esquadrão da Moda) bem como na internet.

O crescimento do mercado é tão promissor, que até reality shows estão sendo criados no país para aprimorar técnicas e descobrir novos talentos, um desses programas é o Desafio da Beleza, apresentado no canal GNT.

Para maquiadores que desejam aprender mais ou se tornarem empreendedores, a internet é um seguimento altamente lucrativo. Além de blogs e sites, o Youtube é um excelente canal para assistir e postar os próprios tutoriais e dicas de maquiagens. Alguns desses vídeos podem passar dos 28 milhões de visualizações, como no caso da blogueira Camila Coelho, do site Super Vaidosa, a blogueira Bianca Andrade do site Boca Rosa e ex-BBB8 Juliana Goes do site Juliana Goes.

O valor mensal recebido por essas blogueiras pode passar dos R$ 80 mil e render patrocínios de marcas famosas. As blogueiras mais conhecidas do setor criam maquiagens elaboradas para festas, casamentos e até para uma entrevista de emprego. Alguns nomes conhecidos no Brasil são Marina Smith, do site 2Beauty e Alice Salazar, do site Alice Salazar, já eleito um dos dez blogs mais visitados do país.

 

Agora que já sabe o valor de um maquiador e grande e crescente mercado, que tal fazer um curso de maquiagem profissional e ganhar muito com essa profissão de maquiador.

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