Você faz as unhas em casa? Saiba os 10 erros que provavelmente está comentendo

Compartilhe:

Fazer as unhas em casa é efetivamente mais barato do que ir na manicura mas pode ser uma aventura penosa (já todas passamos por isso). Há alguns erros mais comuns, outros mais estúpidos e outros ainda que nem sequer sabíamos que estávamos a cometer. Hoje vamos dar-lhe a conhecer os 10 erros que provavelmente está a cometer se faz as unhas em casa.

10 erros de quem faz as unhas em casa

Muitos destes erros são tão básicos que nós nem fazemos ideia de que são prejudiciais para a nossa saúde, como não passar base nas unhas, tirar as cutículas ou agitar o frasco do esmalte.

1 – Não passar base

É um engano as pessoas pensarem que não precisam de passar base antes de aplicar o esmalte porque ela funciona como um primer para as unhas e sela os óleos naturais, que impedem a aderência do verniz. Há ainda quem opte por usar topcoat (um verniz transparente que se aplica no final) mas ele não funciona porque é espesso, demora a secar e impede o contacto com os óleos.

2 – Tirar as cutículas

Este é um dos erros mais comuns, e mais prejudiciais à saúde. As cutículas existem para proteger a matriz da unha. Ao cortá-las estamos a abrir espaço na pele para a entrada de microrganismos no nosso corpo. O melhor a fazer é empurrar as cutículas com um utensilio ou com um creme específico para isso. Este erro não é cometido apenas por quem faz as unhas em casa muitas vezes as manicuras também cometem este erro.

Continue depois da publicidade

3 – Aplicar camadas espessas de esmalte

Para além de ser uma dor de cabeça ter de esperar que o esmalte seque, quando é aplicado em grande quantidade, e de uma vez só, cria bolhas e deixa marcas nas unhas. O ideal é aplicar várias camadas finas de esmalte em vez de duas muito grossas. Pode depois abusar na camada de topcoat, que tem secagem rápida.

4 – Sacudir o frasco do esmalte

Sacudir o frasco de esmalte antes de o usar deve ser um dos maiores erros cometidos por quase toda a gente. Ao fazer isto, está a estragar o mesmo, a prejudicar o esmalte e a alterar a textura da tinta, que fica mais viscosa. Quando precisar de misturar a tinta, role o frasco entre as mãos como se estivesse a trabalhar com massa de modelar.

Veja também:

5 – Pintar as unhas em sítios quentes ou úmidos

Pintar as unhas em dias chuvosos e quentes faz com que o verniz demore muito mais tempo a secar. Já tinha parado para pensar nisto? O melhor é optar por ambientes secos para evitar ficar com marcas nas unhas.

6 – Lixar as unhas em vai-e-vem

O movimento vai-e-vem ao lixar as unhas cria farpas e fissuras na unha que podem evoluir e trincar a unha. Você deve lixar as unhas na mesma direção porque o resultado final vai ser mais uniforme e menos prejudicial, por isso se faz as unhas em casa evite passar mal a lixa.

Continue depois da publicidade

7 – Usar produtos de secagem rápida

Os esmaltes e os sprays de secagem rápida são tão intensos e secam de tal forma que acabam por desidratar as unhas. Esses produtos são feitos com uma porção de acetona e esta enfraquece as unhas com o uso excessivo. Deve optar por usar um óleo secante ou óleo para cutículas que ajudam a secar e a manter a hidratação.

8 – Limpar os excessos com algodão

Todas as pessoas se apercebem que fizeram asneira quando ficam com pedaços de algodão colados no verniz. Para limpar os excessos, sem comprometer todo o trabalho que se teve
antes, o ideal é tirá-los durante o banho quente ou usar um esmalte próprio para o efeito.

9 – Lavar o cabelo após pintar as unhas

Para aquelas pessoas mais atarefadas e que fazem os cuidados de beleza/higiene todos de seguida, este erro tem de ser evitado. Pintar as unhas e logo de seguida ir tomar banho faz com que a tinta se solte das unhas e lasque. O melhor é esperar no mínimo seis horas antes de manter as unhas em contacto com a água quente.

10 – Secar o esmalte com luz ultravioleta

Antes, os aparelhos de secagem rápida, com luzes ultra violeta, só existiam nos salões profissionais, mas agora estão à venda em vários sítios e qualquer pessoa pode ter um. Isto é mau porque o contacto com esta luz envelhece a pele. É preferível usar um ventilador ou um óleo secante.

Estes são os erros que provavelmente está a cometer quando faz as unhas em casa. Tenha cuidado da próxima vez.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Registrar Nova Conta
Redefinir Senha
Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.