jogos rpg

Role Playing Game (em português, jogos de interpretação de papéis), ou simplesmente RPG, são games em que os jogadores interpretam personagens que estão envolvidos em uma narrativa, história ou enredo criado por um deles, o mestre do jogo.

Bem mais desenvolvidos que outros games comuns, os jogos de RPG contam com progressão de personagens, customização de habilidades e sistema de equipamentos. Personagens e jogadores mergulham, literalmente, em um universo cheio de magia e fantasia.

Os temas dos jogos se encaixam em diversas vertentes e os jogadores criam seus personagens a partir de diferentes universos, que figuram desde o mundo asiático, até a era medieval. Dentre as características dos personagens estão informações como dados pessoais, classe, força, destreza, vitalidade e outras.

No momento de início da partida, o mestre do jogo narra a história para os jogadores, além de ter liberdade para inserir elementos de criação ao enredo, transformando a jornada. Diferente dos jogos comuns em que existe uma sequência de tarefas, recompensas e punições, o RPG desenvolve roteiros diferentes e sem duração determinada, que depende da interação dos jogadores, uma comunidade muito engajada.

Os RPGs são muito famosos no mundo dos gamers e grande parte de seu sucesso está atrelado ao game Dragon Warrior, criado em 1986 pela empresa Enix. Da década de 80 até hoje, outros diversos títulos se tornaram aclamados pelo público que gosta de viver em um mundo cheio de aventuras.


Massive Multiplayer Online e o novo conceito de RPG

O MMO é o novo conceito do RPG e uma das maiores vertentes já criadas na história dos jogos. Inspirado pelo Dungeous & Dragons, de 1975, que apresenta um universo medieval fictício, o MMO permite ao jogador estar na pele de um personagem, junto com centenas de outros jogadores.

Lançado em 1997, um dos games que popularizou a vertente é o Ultima Online, em que jogadores de todo o mundo podiam criar uma conta no jogo e fazer parte da mesma aventura. O próximo sucesso do gênero foi o EverQuest, conhecido também pela tecnologia e design gráfico avançados para a época. No Brasil, dentre os MMOs que mais fizeram sucesso está o Ragnarok, que reúne jogadores até hoje.

Veja ambém:

Dicas para iniciantes no Pokémon Go

Jogos para Smartphones – os 10 melhores

10 Filmes de Terror – Conheça os mais assustadores (com trailer)

Os fãs embarcam nesse mundo e, por isso, hoje é possível encontrar jogos de RPG na geração atual para PS4 e Xbox One; portáteis com sistemas Android, iOS e PSP; e ainda nas anteriores para PS3, PS2 e Xbox 360. A maioria dos games são feitas em inglês, mas algumas versões estão disponíveis em português.

Agora que você já sabe tudo sobre o game, confira 5 jogos para quem é apaixonado por RPG:

World of Warcraft

RPG World of Warcraft faz parte da vertente MMO para PCs e é o mais jogado da atualidade, mesmo após dez anos de seu lançamento. Os jogadores estão no controle de personagens humanos e fantásticos, como orcs, elfos e gnomos e constroem sua narrativa no mundo de Azeroth, realizando missões e participando de batalhas em tempo real. O sucesso do game é tão grande que ele é ainda um dos poucos MMOs que exige assinatura mensal.

Eve Online

Assim como o World of Warcraft, está há 10 anos no mercado, porém não com tanto sucesso. O Eve Online é um dos jogos online mais complexos de MMORPG. O jogador tem a total liberdade de optar pela vida de um mineiro, um comerciante, um pirata ou mais personagens para explorar um universo gigantesco dentro da cabine de uma aeronave.

Esse mundo espacial e seu funcionamento são geridos pelas grandes empresas, controladas por outros jogadores. A dinâmica orgânica do game faz com que ele tenha um desenvolvimento de mercado quase que semelhante ao mundo real. Apesar de sua complexidade, os jogadores aceitam muitos novatos e podem até oferecer dicas para quem quer começar a explorar esse universo.

Ragnarok Online

O game fez sucesso no mundo todo, porém seu maior público está no Brasil. Também na categoria dos MMOs, Ragnarok Online é dos jogos online mais populares, apresentando elementos de um desenho animado.

Este MMORPG é baseado na literatura nórdica, com dezenas de classes e tipos de personagem para que o gamer construa sua narrativa e evolua a partir das batalhas e missões enfrentadas. Lançado para PC em 2002, o game ganhará em 2016 uma versão para móbile, chamada de Ragnarok Online Dream, com gráficos e características semelhantes ao original.

Diablo

Os jogos da franquia estão dentre os mais populares da história dos games. O último RPG da franquia, o Diablo III, alcançou a marca de 10 milhões de cópias vendidas em poucos meses, quebrando todos os recordes de pré-vendas e vendas online!

O sucesso do game está atrelado a uma história divertida, com uma visão isométrica e muita customização. Apesar disto, Diablo é um jogo muito simples para os novatos e atrai um grande número de fãs que se prendem na experiência.

Final Fantasy

O sucesso tremendo da franquia Final Fantasy, com seu primeiro RPG lançado em 1987, levou ao desenvolvimento de várias sequências do game em outros gêneros, como RPG tático, RPG ação, MMORPG e RPG para mobile. A grande maioria dos títulos do Final Fantasy são individuais, com personagens em mundos diferentes, mas com alguns elementos idênticos que caracterizam a franquia.

Os títulos possuem enredos que se concentram em um grupo de heróis enfrentando o mal, ao mesmo tempo em que exploram as lutas internas e relações dos personagens. Uma curiosidade: no Final Fantasy Keeper, uma entidade maligna apaga todos os registros anteriores da franquia e o herói tem que mergulhar de cabeça na aventura para recuperar a história.

betmotion - Video BinGO
curso de bateria online - bruno graveto

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here