O mundo vem evoluindo cada vez mais. Houve um tempo em que os computadores e celulares não existiam nem sequer na imaginação das pessoas, hoje, além dos aparelhos, as pessoas são capazes de fazer diversos trabalhos através do uso de uma conexão, fazendo com que o mundo se tornasse algo virtual. Por isso, abaixo segue uma lista dos tipos de internet que há no mercado e a diferença entre cada um deles.

Assim como o planeta, a internet vem passando por transformação. Nos últimos anos, é possível verificar a mudança que o mundo digital sofreu. No começou, quando surgiu as primeiras conexões, elas eram lentas, chiavam muito e limitavam os acessos e o alcance. Atualmente, elas se tornarão mais rápidas e móveis, permitindo uma navegação com mais qualidade e eficiente. Por isso, para ajudar você a entender melhor essa evolução, listamos as principais conexões utilizadas desde o início.

Principais tipos de internet no mundo:

1- Dial Modem:

Para quem não lembra, um dos tipos de internet que deu pontapé na criação de redes no Brasil foi a famosa conexão discada. Apesar de antiquada, ela ainda é usada em algumas ocasiões. Os internautas ficavam bastante insatisfeitos com a velocidade da Dial Modem, já que conseguia alcançar apenas 56,6 kbps. Além disso, costumava emitir um barulho chato e irritante quando se conectava, além de cair a conexão sempre que alguém tirava o telefone do gancho. Como se tratava de uma internet feita através da linha telefônica, o computador precisava ficar perto da tomada ou ao alcance do fio, limitando a distância.

Veja também:

Tipos de Redes – Principais diferenças

Equipamentos de Rede – parte 1

2- xDSL:

Visando um avanço tecnológico, permitindo um acesso até cinco vezes mais rápido e conseguir falar ao telefone sem que a conexão caia, foi criado o xDSL (Digital Subscriber Line ou linha de assinante digital). Apesar de ainda utilizar a linha do telefone, ela era conectada a um modem específico, acabando de vez com a necessidade de fazer ligações para a operadora. Assim, o internauta precisava apenas pagar uma mensalidade para a empresa que liberava o sinal.

3- Cabo:

Algumas empresas resolveram pegar a tecnologia da TV a cabo e implantar à internet. Com isso, o uso da linha telefônica podia ser dispensado, dando mais liberdade ao usuário. A velocidade também foi estendida, melhorando o acesso. Além disso, a internet a cabo facilitou a criação de redes de computador, permitindo que a conexão fosse dividida em múltiplas máquinas. O problema desta conexão é que ela necessita de um modem especial para receber o sinal.

4- Wi-Fi:

O Wi-Fi veio para dar uma nova versão à banda larga comum através de um roteador especial. São designadas como redes, pois precisam de uma conexão com fios para criar o ponto de acesso. O sinal é enviado através de uma frequência que pode chegar até 54 Mbps no raio de alguns metros. O Wi-Fi se tornou um dos tipos de internet mais popular, por isso, acabou sendo adaptado aos celulares e computadores domésticos que passaram a usar wireless para captar o sinal.

5- Rádio:

A internet a rádio também está cada vez mais popular. Neste caso, o sinal é transmitido através das antenas. A maior vantagem é que ela dispensa o uso de cabo, fios e, até mesmo, modem. Dessa forma, o sinal é enviado e recebido através de uma torre de transmissão fixada em um ponto estratégico.

6- 3G:

O 3G veio para revolucionar o uso da internet nos dispositivos móveis. Ele funciona com a internet a rádio. O crescimento do 3G foi tanto que recebeu adaptação para notebook. Assim, os usuários são capazes de acessar a internet sem problema.

Veja também:

O seu smartphone não dura um dia inteiro? Aprenda 6 dicas para economizar bateria do seu aparelho

White hats – Top 6 de hackers famosos

7- LTE:

A conexão LTE alcança velocidades superiores ao compararmos com a tecnologia atual, superando, inclusive o 3G. Sua principal concorrente é o WiMax (uma versão mais poderosa que o Wi-Fi, capaz de cobrir uma cidade inteira e com uma taxa de transferência de dados surpreendente). O LTE chega a ser o dobro do máximo atingido pela WiMax. Apesar de ser um dos principais tipos de conexão, ela ainda não é comercializada e não há uma previsão de lançamento.

Esses são os 7 tipos de internet mais usadas e que suas evoluções. Diga nos comentários qual internet você usa e o que acha dela?

curso de bateria online - bruno graveto


DEIXE UMA RESPOSTA

3 × 1 =