O mundo virtual oferece muitas opções e uma modernidade avançada que proporciona diversas vantagens. Hoje, é possível utilizar a internet para fazer pesquisas, pagar dívidas, ficar por dentro das notícias ao redor do planeta e, até mesmo, entrar em contato com parente, amigos e pessoas do mundo inteiro. Mas, apesar de todo o serviço, existem problemas gerados por essa tecnologia.

Atualmente, os crimes virtuais vêm crescendo consideravelmente, deixando muitas pessoas apreensivas, buscando por medidas de segurança. Engana-se quem acredita que apenas os computadores correm este perigo, pois com o avanço dos smartphones, tais crimes são possíveis através destes tipos de aparelho. Sendo assim, se você deseja aprender como proteger seu celular contra os bandidos virtuais, fique atento às dicas que oferecemos mais abaixo.

Aplicativos de proteção:

Hoje, os usuários podem encontrar diversos aplicativos de proteção que possibilitando uma segurança a mais ao dispositivo móvel. Um dos app mais usado é o Whatsapp e, agora, ele está adotando criptografia em todas as mensagens compartilhadas entre os usuários. Essa tecnologia distorce as mensagens, permitindo apenas que o receptor consiga visualizá-la corretamente.

Apesar de essa segurança oferecer proteção, ela foi vinculada ao Whatsapp recentemente, porém este app tinha como objetivo principal a transmissão de mensagens e não a proteção em si, agora, ele vem se adaptando a realidade do universo tecnológico e está aprimorando seu serviço.

Por isso, listamos outros programas que foram criados para facilitar a comunicação, mas que possibilitam uma medida de segurança que, até o momento, sejam mais apropriada.

Apps voltados para a segurança do usuário:

Abaixo, segue uma lista contendo alguns comunicadores criados para facilitar o contato entre os usuários de uma maneira segura, evitando crimes cibernéticos. São programas que emitem proteção aos dados e informações das pessoas.

1- Sicher:

Este aplicativo é alemão e ele, além de assegurar que as mensagens compartilhadas sejam vistas apenas pelo receptor, o Sicher também protege, os recados compartilhados através dos grupos, ao contrário do Whatsapp. Uma medida que se torna mais útil e essencial. Baixe no Google PlayiTunes – Microsoft

2- Wickr:

Este programa oferece anonimato na hora de emitir o recado desejado. No entanto, este não é a sua principal função, já que ele também permite o mesmo objetivo na hora de identificar quais pessoas da sua a lista de contatos utilizam esse mesmo app. Baixe no Google Play – Microsoft

3- Telegram:

O telegrama talvez seja o mais usado entre os aplicativos já citados. O diferencial dele é que permite o uso através do PC. Entretanto, para que todo o bate-papo esteja seguro, é necessário habilitar esta opção. Baixe no Google Play – Microsoft

4- Criptocat:

O criptocat oferece o serviço de bate-papo criptografado, podendo ser utilizado através do navegador e do aparelho celular. Ninguém conseguirá ter acesso à mensagem compartilhada, incluindo a rede do aplicativo, protegendo a privacidade de todos, exceto a pessoa a qual o recado foi direcionado. Baixe no Google Play

5- Chatsecure:

O aplicativo possibilita recados livres criptografados. O usuário pode vincular sua conta do Facebook ou Google a este app. Uma excelente opção para quem deseja se conectar através do próprio servidor. Baixe no Google Play

Veja também:
LockCad – Aplicativo que protege seu Windows e criptografa as pastas do seu computador

Para entender o porquê da lista acima, é fundamental aprender como funciona a medida de segurança que estes aplicativos proporcionam. A segurança mais básica é aquela que é oferecida na comunicação entre softwares com o próprio serviço, ou seja, é a criptografia feita na transmissão. Isso impossibilita que a mensagem enviada seja lida por terceiros caso você utilize uma rede aberta ou pouco confiável.

Outra medida de proteção é que alguns destes programas proporcionam a exclusão dos recados enviados de forma definitiva. Algumas vezes, ao deletar uma mensagem ou arquivo, o armazenamento é realizado automaticamente, retendo um cópia dos dados apagados, podendo ser recuperado. A exclusão definitiva evita que isso aconteça, deletando os arquivos, dificultando ou impossibilitando a recuperação.

Independente do aplicativo utilizado é importante verificar com quem se compartilha dados e informações e o que está sendo enviado, pois muitas vezes, a pessoas do outro lado da rede pode estar utilizando programas nada confiáveis, sem qualquer proteção.

O importante é que os usuários tomem consciência que a internet pode se tornar perigosa quando não se mantém certas medidas de prevenção. É essencial que os aparelhos possuem programas que ofereçam a proteção necessária, cuidando das informações que são postas nele, pois assim, certamente as pessoas ficarão mais confortáveis e seguras.

curso de guitarra - kit guitarra completa



DEIXE UMA RESPOSTA

15 − 10 =