Na matéria sobre equipamentos de rede Parte 1, explicamos-lhe o que são os concentradores e uma workstation, no entanto existem muitos mais equipamentos que se encontram associados a uma rede. Nesta matéria iremos apresentar-lhe mais 3 equipamentos de rede e explicar-lhe para o que é que os mesmos servem.

Diversos tipos de equipamentos de rede

  • Repetidor

Repetidores ou Repeters, são aparelhos que interligam duas ou mais redes semelhantes. Os repetidores regeneram e amplificam eletricamente o sinal que é transmitido no meio físico.

Existem vários tipos de repetidores por cabo:

Repetidores de RJ11, em que o sinal telefónico é expandido para várias tomadas telefónicas ou centrais RDIS. Este repetidor é necessário pois o cabo telefónico de ligação RJ11 transmite um sinal analógico entre 50V a 90V e é de curto alcance, e normalmente funciona bem até 2 metros sem dissipar voltagem e não tendo ruído. Para além desta distância a receção de sinal é mais fraca e ruidosa.

Veja também:

Partições MBR e GPT – o que são?

Tipos de Hackers – Diferentes técnicas de hacking

9 principais vantagens do Outlook.com

Repetidores RJ45 – repetidores de ethernet ou cabo UTP/STP/StcP são mais comuns serem utilizados para ligação de duas ou mais redes, normalmente LAN, tendo os cabos de rede diferentes categorias (maior distância de sinal, mais blindagem, maior entrelaçamento), no entanto existe sempre um limite de capacidade de expansão de sinal, havendo por isso a necessidade de recorrer a um repetidor.

Repetidores Wi-fi – Amplificam e repetem o sinal wi-fi e são ligados numa tomada elétrica, e são normalmente colocados a meia distância entre equipamentos, neste caso router e computador.

  • Modem

A palavra Modem vem da junção das palavras: modulador e desmodulador. É um dispositivo eletrónico que modula um sinal digital numa onda analógica, pronta a ser transmitida pela linha telefónica, e que demodula o sinal analógico e reconverte-o para o formato digital original, sendo utilizado para conexão à Internet, ou a outro computador. Trabalha sobre a primeira camada do modelo OSI

Alguns computadores possuem modems integrados onde é possível ligar um cabo RJ11 ou um cartão GSM e poder fazer uma ligação dial-up (ligação de acesso telefónico)

Para além de tecnologias fixas ADSL e ADSL2+ (que precisam de cablagem entre servidor-cliente) são também utilizados em comunicações móveis a partir de bandas largas e hotspots.

Uma vez que estes equipamentos têm fraca possibilidade de configuração e encaminhamento de portas ou gerenciamento de tráfego entre aparelhos, acabaram por ser substituídos por routers.

  • Hub

O hub é um dispositivo de rede que trabalha na primeira camada do modelo OSI. É um concentrador (ou plataforma) multiportas (em norma com 8, 16, 24 ou 32 portas) que reúne o conjunto de fluxos de redes nas suas portas. Independentemente dos hosts transmissores/receptores, ele envia todo o fluxo para a rede, e funciona em broadcast (na relação que anteriormente falámos envio de um para todos).

O funcionamento do hub em broadcast envia tramas sem rotelagem, e não faz qualquer distinção entre equipamentos ligados a ele, existindo deste modo um elevado número de colisões, porque os destinatários recebem a mesma informação e não conseguem devolve-la, o que torna este equipamento muito inseguro. Para além disso são muito mais lentos que os switchs pois sobrecarregam a rede com a mesma informação aos destinatários.

Este equipamento foi pensado devido a problemas com as topologias de rede de barramento e anel que tinham colisões ou eram lentas no envio e recepção de informação entre aparelhos. Foi também criado para aumentar o número de aparelhos ligados na mesma rede.

Hoje em dia é muito raro vermos estes equipamentos em funcionamento pois eles foram substituídos por switchs.

Esperamos que esta matéria tenha ajudado você a entender melhor sobre estes 3 equipamentos de rede: hub, modem e repetidor.

Iremos ainda fazer mais 2 matérias a explicar o que são os routers, switches, acess point, bridge, placas de rede, transceiver, gateway e multiplexer.

Qualquer dúvida diga para a gente nos comentários, que vamos te esclarecer. E continue aprendendo mais sobre equipamentos de rede na Parte 3 e Parte 4.



DEIXE UMA RESPOSTA

2 × 5 =