Temos feito algumas matérias sobre equipamentos de rede (Parte 1 e Parte 2) no entanto como são muitos os equipamentos existentes, não é possível colocar tudo numa única matéria. Hoje vamos lhe explicar o que são routers e switchs de uma forma simples e com alguns exemplos.

Diferentes tipos de equipamentos de rede

  • Roteador

Router ou roteador é um dispositivo de rede que trabalha na camada de Rede do Modelo OSI, contrariamente à maioria dos equipamentos de rede que falamos, que trabalham sobre a camada física do modelo OSI. O router encaminha pacotes de dados entre redes de computadores, criando um conjunto de redes sobrepostas.

É conectado a duas ou mais linhas de dados de redes diferentes, quando um pacote de dados chega, a uma das linhas, o router lê a informação de endereço no pacote para determinar o seu destino final.

Em seguida, usando a informação na sua política tabela de roteamento ou encaminhamento, ele direciona o pacote para a rede. Os routers são os responsáveis pelo “tráfego” na Internet. Um pacote de dados é normalmente encaminhado de um router para outro através das redes que constituem a internetwork até atingir o nó destino.

Veja também:

Use um Espião de Conversas do WhatsApp na Sua Equipe e Mantenha Seu Negócio Seguro

Tipos de Redes – Principais diferenças

DOS – O que é e para que serviu

Normalmente o router é considerado o centro ou cérebro da rede é ele que faz muita da gestão da rede.

Hoje em dia os routers estão cada vez mais completos e agregam já vários equipamentos de rede e serviços num só.

Um exemplo de uma rede doméstica em que o router é um equipamento muito completo e é o cérebro de uma rede, é o serviço TVNetVoz, FTTH (Fiber To The Home) de um operador por cabo, pois é utilizado um router Huawei HG8247H que é também ONT (Optical Network Terminal).

Ele é composto por 4 portas de rede Gigabit RJ45 (onde podemos ligar vários equipamentos STB’s, PC, Smart TV, entre outros), 2 portas de VOIP (Voice Over IP / Voz sobre IP) de ligação RJ11 para telefones, uma ligação de RJ6 (conector coaxial de rosca) para possibilidade de utilização de serviço RF Video (TV com funcionamento por coaxial), tem um transceiver no interior que transforma o sinal óptico em digital, é compatível também com o modo bridge, tem placa de rede wireless de norma N e funcionalidades como home server.

Conseguimos integrar neste router 4 equipamentos de rede (ont, transceiver, switch e placa de rede wireless). Ainda existe um router mais completo, o router Sagem que tem todas as funcionalidades do outro equipamento, mas apenas trabalha sobre rede coaxial, e é também um router que funciona como STB (Set-Top-Box).

Ter um router que completa um serviço de rede é uma mais-valia na otimização de espaço, instalação, cablagem, custos e recursos.

No então em casos de redes mais complexos é bom termos equipamentos de rede separados, em que cada um tem a sua função pois em caso de avaria um equipamento de rede é substituído e toda a rede continua em funcionamento. Com o exemplo que indiquei se o router avariar toda a rede pára, pois não à separação de serviços.

  • Interruptor

O switch ou comutador, tal como outros equipamentos, trabalha na primeira camada do Modelo OSI (camada Física). Funciona da uma forma semelhante ao hub, mas consegue identificar o destino pretendido das informações recebidas a partir de tramas roteladas e, como tal, envia essas informações apenas aos computadores que devem recebê-las, trabalhando assim em multicast, contrariamente aos hubs que trabalham em broadcast. Os switchs podem enviar e receber informações ao mesmo tempo e, como tal, podem enviar informações mais rapidamente do que os hubs.

Os switch foram criados para poderem aumentar o número de equipamentos, e por esse motivo, têm várias portas de rede normalmente 8, 16, 24 ou 32. Eles são um elo importante da rede, podendo ser considerados um dos nós de uma rede.

Estas são as diferenças entre um router e um switch, sendo estes alguns dos equipamentos de rede mais utilizados pela maioria das pessoas. Leia também a Parte 4 sobre equipamentos de rede.

curso de bateria online - bruno graveto


DEIXE UMA RESPOSTA

4 + quinze =