Nas últimas matérias temos falado sobre equipamentos de rede (Parte 1, Parte 2 e Parte 3), e hoje vamos continuando a abordagem este tema, falando de mais alguns, de forma que você entenda melhor o que são e para que servem, assim como a utilidade que têm no seu dia-a-dia.

Diferentes tipos de equipamentos de rede

  • Acess Point

Os Acess Point ou Pontos de Acesso são equipamentos que transmitem ligações de acesso wi-fi (sem fios) a outros aparelhos móveis, portáteis, tabletes, smartphones, smart TV, playstation entre outros, que necessitam sempre de ter placa de wireless para comunicar com o ponto de acesso. Embora seja mais comum a ligação wi-fi, os pontos de acesso também podem comunicar por cabo Ethernet e Bluetooth.

Para fazer ligação um ponto de acesso wi-fi é necessário encontrar o nome desta rede e saber a senha que pode estar encriptada em vários modos: WEP, WPA, WPA2, WPS, entre outros. Estes modos de encriptação vão definir o tamanho e os caracteres desta senha ou palavra-passe.

Estes aparelhos partem sempre de uma rede com cablagem e podem ser routers, switchs, PLC’s (Power Line Communication), repetidores de wi-fi, bridges, entre outros, que tenham a placa de wireless incorporada nos aparelhos.

Veja também:

(Curso) Montagem e Manutenção de Microcomputadores

Tipos de Redes – Principais diferenças

File System – O que é o sistema de arquivos

Hackear – O que os hackers mais utilizam

  • Bridge

Uma bridge ou ponte de rede é um elo de ligação entre duas ou mais redes, para que possam comunicar entre si. Permite dividir uma ou várias redes, filtrar os pacotes de destinatários, e reduz o número de colisões na rede. Pode ser lenta por vezes, devido à filtragem de informação. Em norma a sua ligação é por cabo RJ-45. A bridge pode ser criada por hardwares, ou seja, por vários dos equipamentos que falámos anteriormente como: switchs, routers, repetidores ou acess points. Podem ainda funcionar por software por SO’s (Sistemas Operativos) Windows ou Linux. Temos como exemplo duas placas de rede nos computadores da sala de aula e essa placas terem as mesmas permissões ou acessos a um servidor. As bridges trabalham sobre a camada Física do Modelo de OSI e são execelentes equipamentos de rede.

Normalmente as bridges são mais utilizadas em redes LAN de pequena dimensão como por exemplo redes domésticas, ou em escritórios pequenos que geralmente utilizam uma bridge quando têm diferentes tipos de redes, mas querem trocar informações ou partilhar ficheiros entre todos os computadores nessas redes.

Um exemplo de uma bridge é um utilizador que tem duas redes: numa delas, os computadores estão ligados por cabos e na outra os computadores estão ligados com tecnologia sem fios. Os computadores ligados com cabos só podem comunicar com outros computadores ligados por cabos e os computadores com ligação sem fios só podem comunicar entre si. Com uma bridge de rede, todos os computadores podem comunicar entre si.

  • Placas de rede

A placa de rede ou NIC (Network Interface Card) constitui o interface entre o host da rede, o computador e o cabo da rede. A sua função é preparar, enviar e controlar o fluxo de dados para a rede.

Para preparar os dados a enviar, a placa de rede utiliza um transceiver que transforma os dados paralelos em dados série. Cada placa dispõe de um endereço único, chamado endereço MAC (Media Acess Control), atribuído pelo construtor da placa, que lhe permite ser identificada de uma maneira única no mundo entre todas as outras placas de rede.

Para garantir a compatibilidade entre o computador e a rede, a placa deve ser adaptada à arquitetura do canal de dados do computador e ter o tipo de ligação adequada aos cabos. Cada placa é concebida para se adaptar a um certo tipo de cabo. Certas placas compreendem várias ligações de interfaces (cujos parâmetros devem ser definidos ou com jumpers, ou com DIP, ou ainda com um software). Antigamente as ligações usadas eram as BNC (RG-58 e RG-59), sendo que hoje em dia as ligações mais usadas são por RJ-45 e wi-fi (sem fios).

Esperamos que você tenha entendido melhor o que são as placas de rede, bridges e acess points, e quais as funções destes equipamentos de rede no seu dia-a-dia. Qualquer dúvida nos solicite esclarecimentos. E curta a nossa página no Facebook para acompanhar mais dicas como essa.

betmotion - Video BinGO



DEIXE UMA RESPOSTA

2 × quatro =