Já falamos anteriormente em outras matérias de diversos sistemas de arquivos (ou file system no termo orginal), hoje vamos explicar-lhe o que são e quais os tipos que existem. Para quem está a trabalhar ou estudar na área de computação, esta é uma matéria que é bastante importante para compreender como é que um computador funciona (sem ser na ótica do utilizador).

File System – O que é?

O sistema de arquivos ou file system (também conhecido por sistema de gestão de arquivos) é a forma como os dados são organizados em algum meio de armazenamento de dados em massa, e que são frequentemente feitos em discos magnéticos. Sabendo interpretar o sistema de arquivos de um determinado disco, o sistema operacional pode descodificar os dados armazenados e lê-los ou gravá-los (conforme o que a pessoa pretender).

Fazendo analogias, tal organização assemelha-se a uma biblioteca escolar. O bibliotecário organiza os livros conforme um padrão, cuja busca, convenientemente, procura deixar mais fácil. O bibliotecário certamente, organiza os livros segundo suas características (assunto, censura, tecnologias, temas proibidos…). Depois de organizados, ou durante a organização, o bibliotecário cria uma lista com todos os livros da biblioteca, com seus assuntos, localizações e códigos respetivos, tornando assim a procura pelos livros mais fácil para os estudantes.

Veja também:

Navegador Edge para Android: Uma possível aposta da Microsoft sem data de lançamento

Conheça os 10 aplicativos mais utilizados no mundo

Programa Aprenda Mac em 4 Semanas

Aplicando esta analogia à computação, o sistema operacional seria o bibliotecário da “biblioteca de dados” do computador, ou seja, o disco de armazenamento. Exatamente igual à organização de uma biblioteca, o sistema operacional guarda os dados nos espaços vazios do disco, rotulando-os com um FCB (File Control Block, Bloco de Controle de Arquivo) e ainda criando uma lista com a posição deste dado, chamada de MFT (Master File Table, Tabela de Arquivos Mestre).

Assim, sabendo a posição do arquivo a ser aberto/gravado, o sistema operacional solicita a leitura deste, decodifica/codifica e realiza a abertura/gravação do dado.

Um file system ou sistema de arquivos é assim uma forma de criar uma estrutura lógica de acesso a dados numa partição. É também bastante importante referir que nunca poderá ter dois ou mais tipos de sistemas de ficheiros (formatos) numa mesma partição.

Tipos de Sistemas de Arquivos

Existem diversos tipos de file systems, uns mais atuais do que outros, sendo os mais conhecidos neste âmbito os seguintes:

  • FAT (Tabela de alocação de arquivos);
  • FAT 32;
  • NTFS;
  • EXT3;
  • EXT4

De forma a saber o que são estes arquivos, iremos fazer uma matéria ainda esta semana só a falar sobre eles. Fique atento.

E aí você entendeu melhor o que é um file system? Se tiver alguma dúvida entre em contacto conosco que teremos todo o prazer em ajudar.

betbook - jogar bingo
Bet9 Eurocopa 2016



DEIXE UMA RESPOSTA

dois × 2 =