Ao longo da última semana temos abordado vários temas relacionados com hackers, e forma a conseguimos dar os nossos leitores uma informação mais completa resolvemos falar também de hackers famosos. Nesta matéria, vamos falar os 6 white hats mais famosos desde o início da revolução computacional. Será que você conhece algum deles e algumas contribuições que deram para a melhoria dos computadores e da internet?

Top 6 White Hats – Hackers famosos

6 – Tsutomu Shimomura

Tsutomu Shimomura

Formado pela Universidade da Califórnia, Shimomura é atualmente é um dos membros sénior do Centro de Supercomputação de San Diego onde trabalha nas áreas de física e segurança computacional. Foi ele que ajudou o FBI a prender Kevin Matnic, na sequência do ataque computacional levado a cabo por este. É também o autor do livro “Takedown: The pursuit” que mais tarde foi adaptado ao cinema.

Veja também:

Hackear – O que os hackers mais utilizam

Hacker – O que é e qual o seu código de ética?

Drone com bateria infinita é o aparelho do futuro

Programação para Quem Nunca Programou

5 – Linus Torvalds

Linus Torvalds

Este homem é o “pai” do Linux, e é um engenheiro com um grau de mestrado em Ciência da Computação. Ele começou sua carreira em computadores com um Commodore VIC -20, um computador doméstico de 8 bits. A sua carreira como “Hacker” inclui a criação do Linux (em 1991), um sistema operacional livre, onde começou por criar editores de texto e alguns jogos.

Atualmente, e tendo em conta a evolução deste Sistema operacional, apenas 2% do código do mesmo é o que Torvalds escreveu. Ele ainda hoje trabalha com diversos programadores voluntários para o desenvolvimento do Linux.

É um dos hackers famosos que mais contribuiu para o desenvolvimento dos sistemas operacionais como conhecemos hoje em dia.

4 – Tim Berners Lee

Tim Berners Lee

Nasceu em Londres, em 8 de junho de 1955, e estudou física, sendo atualmente professor no MIT. O meu maior feito foi a criação do World Wide Web em 1990, e que ainda hoje é utilizado por todas as pessoas com acesso à internet. Desde a sua criação que a WWW tem sofrido inúmeras alterações, até se transformar naquilo que é hoje em dia.

3 – Stephen Wozniac

Stephen Wozniac

O co-fundador da Apple, nasceu em São José a 11 de agosto de 1950 e foi um dos pioneiros a apoiar a política de colocar computadores disponíveis também para os consumidores. Em 2000 ganhou a Medalha Nacional de Tecnologia. O início de Wozniac no hacker começou com as “blue boxes” que conseguiam imitar o som do tempo conseguindo assim realizar chamadas gratuitas de longa distância. Tornou-se um dos maiores white hats e ainda hoje é reconhecido pelas suas capacidades de desenvolvimento de softwares.

2 – Eric Raymond

Eric Raymond

Nasceu em Massachusetts a 4 de dezembro de 1957 e é um famoso hacker e escritor do livro “A Catedral e o Bazar”. Juntamente com Stallman trabalhou no projeto GNU como programador de open source, no entanto trabalhou também com a base de dados de fetchmail, editou o Emacs, co-escreveu partes da biblioteca de GNU ncurses. Escreveu também alguns documentos HOWTO, incluindo vários sobre o Projeto de Documentação do Linux.

Raymound mantém também o Jargon File, que é maioritariamente conhecido como o “The hacker’s dictionay” ou dicionário dos Hackers.

1 – Richard Stallman

Richard stallman

Nasceu em Manhattan a 16 de março de 1953, em 1971 era caloiro na Universidade de Harvard onde tirou o curso de Física, e em 1974 era programador do laboratório de IA do MIT. Foi um dos primeiros hackers conhecidos, uma vez que foi o criador do movimento software livre (open source), do projeto GNU e da FSF. A sua maior contribuição para a tecnologia foi o Emacs (do qual posteriormente derivou o GNU Emacs), o GNU Compiler collection e o GNU Debugger. Stallman é também o criador da General Public License, a licença grátis mais utilizada no mundo e que consolidou o conceito coplyleft.

Desde metade dos anos 90, que Stallman se dedicou ao ativismo político, lutando contra as patentes de softwares e a expansão das leis de copyright, é um dos white hats famosos de sempre.

E aí? o que achou desta matéria? Sabia que estes homens eram hackers mais famosos do mundo pelas suas habilidades? Deixe seu comentário e diga o que mais você sabe sobre eles e outros hackers white hats.

curso de guitarra - kit guitarra completa



DEIXE UMA RESPOSTA

cinco × 5 =