Uma das questões que nos têm colocado é sobre as tipologias de redes existentes. Resolvemos então criar esta matéria para explicar os diferentes tipos de redes que existem e quais são as suas características principais.

Diferentes tipos de redes

Existem 5 tipos de rede diferentes: LAN, MAN, WAN, SAN e PAN, no entanto apenas 3 são mais utilizadas no nosso dia-a-dia. Assim sendo, os três principais tipos de rede são:

  • LAN

Local Area Network – Rede de Área Local, são normalmente redes de pequena dimensão em que sua interligação é geralmente realizada por computadores, servidores e outros equipamentos de rede por norma num domínio privado. Estão geralmente limitadas, como por exemplo: escola, casa, escritório, empresa. Um exemplo de uma LAN pode ser a nossa rede doméstica em que no router de casa estão ligados: PC, Tablet, STB (Set Top Box), tudo na mesma rede privada.

Veja também:

(Curso) Montagem e Manutenção de Microcomputadores

Kernel – O que é e para que serve

Tipos de Hackers – Diferentes técnicas de hacking

Drone com bateria infinita é o aparelho do futuro

  • MAN

Metropolitan Area Network – Rede de Área Metropolitana, são redes constituídas por várias LAN’s e cobrem uma dimensão maior como uma cidade, região ou país. Têm de ter uma cablagem mais fiável e de maior velocidade para as LAN’s comunicarem entre si. Um exemplo de uma MAN poderá ser uma empresa Multinacional, que tem vários tipos de subempresas, em que todos comunicam entre si e com sede em diferentes LAN’s.

  • WAN

Wide Area Network – Rede de Área Ampla, são redes que agrupam várias MAN’s de dimensão global como exemplo: país ou países e continentes. São redes com cablagem superior às MAN’s. Esta cablagem caracteriza-se por ser de maior blindagem, difícil acesso e de grande comprimento. As suas ligações são caracterizadas por ligação de tipologia em malha (que iremos falar noutra matéria). Um exemplo de WAN, poderá ser o nosso ISP (Internet Service Provider/ Provedor de Serviço de Internet) que transmite sinal de internet, televisor e telefone pelo país.

Quanto aos restantes tipos de rede que não são usualmente referenciadas temos:

  • SAN

Storage Area Networks – Rede de Área de Armazenamento, têm como objetivo a interligação entre vários computadores e dispositivos de armazenamento numa área limitada, sendo fundamental que estas redes tenham grandes débitos (rápido acesso à informação). Um exemplo de rede SAN são vários computadores a acederem a uma NAS (Network-Attached Storage).

  • PAN

Personal Area Networks – Rede de Área Pessoal, são normalmente redes que usam tecnologias de rede sem fios para interligar os mais variados dispositivos (computadores, smartphones, etc) numa área muito reduzida. Exemplo de uma rede PAN é uma ligação por Bluetooth entre 2 telemóveis, ou a criação de hotspot num celular para partilha de internet com outros equipamentos.

Estes são os 5 tipos de redes existentes e as suas principais características. Esperamos que você tenha entendido melhor o que são e como funcionam. Qualquer dúvida deixa ai nos comentários que agente te responde.

betmotion - jogos online
curso de bateria online - bruno graveto


DEIXE UMA RESPOSTA

2 × quatro =