No seguimento da matéria sobre os tipos de redes chegaram-nos algumas questões também sobre a topologia de rede (canal no qual o meio de rede está conectado aos computadores e outros componentes de uma rede de computadores) existentes. Nesta matéria, vamos explicar os 6 tipos de topologias de redes que existem.

Tipos de topologia de rede

Existem 6 tipos de topologia de redes, sendo eles:

1 – Token Bus – Barramento

O Token Bus, também conhecido como ligação em barramento ou série, onde é enviado um token “testemunho” (sinal de um tipo) onde existe apenas um canal de passagem. Os computadores estão dependentes da ligação anterior, logo em caso de falha os seguintes não vão ter comunicação. A ligação mais usual neste tipo de comunicação é o cabo coaxial, mas existe um enorme número de possibilidades de colisão devido à necessidade das máquinas estarem dependentes entre si e ao elevado número de adaptadores coaxiais existentes numa pequena rede.

token bus

Veja também:

(Curso) Montagem e Manutenção de Microcomputadores

Partições MBR e GPT – o que são?

Tipos de Hackers – Diferentes técnicas de hacking

Conheça os aplicativos que permitem novos recursos ao whatsapp

2 – Token Ring – Anel

O Token Ring ou em português “testemunho por anel”, surgiu no seguimento da anterior, para evitar o elevado número de ligações e colisões na rede. Usa um token que corre por um anel lógico de servidores ou outros dispositivos, dando acesso justo a todos os hosts (hospedeiros/máquinas) à medida que passa, eliminando colisões de acesso.

Token Ring

3 – Estrela

Topologia em estrela é utilizada para pequenas redes ou redes LAN. Cada computador tem uma ligação, e existe normalmente, um equipamento principal, switch ou hub, que faz a ligação entre o nó central e permite os computadores ou dispositivos comunicarem entre si.

 

Estrela

4 – Malha

A Topologia de rede malha é uma topologia onde existe um elevado número de ligações e vários nós associados às mesmas. Esta topologia é utilizada para maior velocidade de envio e recepção de informação, e para caso de falha de comunicação em um ou mais computadores, existir outro caminho alternativo de passagem de informação pelas várias ligações e nós da rede. Esta topologia é utilizada normalmente em redes WAN.

Malha

5 – Arvore

Topologia de rede Árvore é utilizada em redes LAN em que existe um equipamento de rede principal e várias ramificações e sobre ramificações interligadas em que todas estão dependentes entre si. Funciona como uma hierarquia de importância.

arvore

6 – Híbrida

Topologia de rede Híbrida é a utilizada em redes MAN ou LAN, sendo a mais segura e otimizada podendo agregar as outras topologias de rede. Tem como vantagens a otimização de custos, maior segurança e menores perdas de informação.

hibrida

Estas são as 6 topologias de redes existentes a nível informático. Numa próxima matéria vamos explicar-lhe os 4 modos de comunicação entre as redes, e faremos mais algumas matérias explicando o que são equipamentos de rede (concentradores, workstation, repetidores, modem, router, hub, switch, acess point, bridge, placa de rede, transceiver, gateway, multiplexador).

Se tiver alguma dúvida deixa para nós aí nos comentários que vamos lhe esclarecer o mais rápido possível.

curso de bateria online - bruno graveto
curso de bateria online - bruno graveto



DEIXE UMA RESPOSTA

17 − seis =