Novembro costuma ser um mês muito esperado pelos consumidores brasileiros. Além da chegada do décimo terceiro, a última sexta-feira do mês é o momento em que as lojas disponibilizam descontos especiais na Black Friday. Mas para não cair em nenhuma cilada e economizar de verdade é bom seguir dicas de como aproveitar ao máximo a Black Friday.

Escolha lojas confiáveis

Não é difícil encontrar na Black Friday lojas com descontos impressionantes. Mas antes de fechar qualquer negócio, pesquise pela reputação da marca para descobrir se o e-commerce é confiável. Procure por sites como as lojas Americanas, que contam com um histórico de vários anos de atuação no mercado, o que é um bom indício de confiabilidade.

Além disso, você também pode acessar o site do Procon e visualizar a Lista Negra, uma seleção de lojas online que receberam um selo de desaprovação do órgão de defesa do consumidor. São e-commerces que você deve ficar bem longe e não fazer nenhum negócio. E claro, conte com o feedback de outros consumidores em plataformas de reclamação ou mesmo nas redes sociais. Se uma marca tem má reputação, você deve considerar se quer arriscar seu dinheiro na compra.

Pesquisa de preços

Seja para aproveitar ao máximo a Black Friday ou para as compras do dia a dia, pesquisar preços é fundamental para quem quer economizar. Já existem sites que disponibilizam os catálogos das lojas, farmácias e supermercados de forma online, para que o consumidor acesse e veja as promoções de qualquer lugar.

A Black Friday no portal Kimbino é um bom lugar para fazer suas pesquisas de preço, já que ali estão reunidos os folhetos das melhores e mais famosas lojas do país. Ao acessar esse tipo de plataforma você também está protegendo o meio ambiente, ao criar novos hábitos de consumo e evitar a impressão desnecessária de material promocional.

Na etapa de pesquisa de preços inclua também uma visita aos sites de comparação de preços. Assim, se você procura por um produto específico, basta fazer uma busca nas páginas especializadas para descobrir se o preço na Black Friday é realmente vantajoso ou se está na média dos outros meses.

Acompanhe ofertas pelas redes sociais oficiais da marca

Uma das formas de aproveitar ao máximo a Black Friday é seguir as redes sociais oficiais da loja que você está de olho para fazer uma compra. Geralmente, é por meio desses canais que as promoções são anunciadas em um primeiro momento, incluindo a divulgação de cupons de desconto, que costumam ter uma validade curta.

Para saber se uma rede social é oficial da marca, verifique se há a presença do famoso selo azul. Além disso, não clique em links enviados por aplicativos de conversa, por mais atrativos que pareçam. Somente neste ano, quase 3,5 milhões de tentativas de golpes foram registradas nos comércios online.

Veja também:

Uma boa forma de se proteger é, ao receber um link de uma promoção, acessar o site da marca ou as redes sociais para descobrir se a oferta é mesmo verdadeira. Afinal, se for seguro comprar, a própria empresa anunciará em seus canais oficiais.

Prepare-se financeiramente

Além de pesquisar o preço com folhetos online e procurar por lojas confiáveis para as compras, é importante preparar-se financeiramente para a Black Friday. Isso significa que, se você tem algo em mente para comprar, comece desde já a buscar por valores e avaliações de clientes que sobre o produto.

Para não comprar o que não deve, liste tudo o que pretende comprar na última sexta-feira de novembro. Depois, veja os valores que estão sendo cobrados atualmente, para já ter uma base de quanto dinheiro você precisará ter caso não encontre nenhuma promoção. Quanto mais você tiver juntado antes da compra, menos preocupação terá com parcelas.

Os melhores descontos de 2018

Todo ano, os sites que comparam preços realizam um levantamento de quais produtos receberam maior desconto na Black Friday. Em 2018 o grande campeão foi o vaporizador de roupas, será que em 2019 isso vai se repetir? Confira a lista completa e já se prepare para as compras de novembro!

PosiçãoProdutoDesconto médio
1Vaporizador de roupas31%
2Curvex para cílios21%
3Grill e sanduicheira16%
4CD14%
5Colchão inflável14%
6Dock station13%
7Jogo americano12%
8Hidratante12%
9Vestido11%
10Jogos para PS311%

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here