Jogos olímpicos 2016: Conheça a história de algumas modalidades que estiveram na Olimpíada de 2016 (Parte 1)

Compartilhe:

Em 2016, o Brasil agitou o mundo com os jogos olímpicos. O evento aconteceu na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 5 e 21 de agosto. Por isso, hoje, vamos falar um pouco sobre algumas modalidades que estiveram presentes nos jogos olímpicos 2016 e que estão animando os fãs das olimpíadas.

Se você aprecie esportes e deseja conhecer um pouco mais a história deles, então não deixe de acompanhar a lista abaixo.

Jogos olímpicos 2016:

As olimpíadas são um evento esportivo que engloba diversas modalidades em uma competição entre países e atletas. Antigamente, esses jogos eram realizados entre várias cidades-estados da Grécia Antiga. A história deste evento é envolvida com muitas lendas e mitos, incluindo a famosa relação de Zeus e seu filho Hércules.

O que se sabe é que as olimpíadas tinham um cunho religioso que misturava esportes e sacrifícios em nome de algumas entidades gregas. Algumas modalidades são mais esperadas que outras, por isso, abaixo mostramos um pouco da história dos principais esportes que aconteceram nas Olimpíadas de 2016.

Continue depois da publicidade

Modalidade nos jogos olímpicos 2016:

1- Atletismo:

O Atletismo talvez seja a modalidade mais antiga, com suas provas de corrida, saltos e arremessos. Embora os primeiros registros mostrem que as disputas olímpicas aconteceram em 776 a.C., há indícios de que o atletismo já era praticado entre os egípcios e outras civilizações da Ásia.

Nos jogos olímpicos da Grécia Antiga, o “stadium” foi considerado a primeira disputa oficial, assim, nesta prova, os competidores tinha que percorrer uma distância aproximadamente 192 metros. A primeira edição do evento na Era Moderna ocorreu em 1896, dando força ao esporte. Em 1912 foi reforçada com a fundação da Federação Internacional de Atletismo.

2- Natação:

Apesar de existir há milênios e ter sido muito comum entre os gregos, romanos e outros povos, a natação demorou para se tornar uma competição. Um dos primeiros registros do esporte foi em 1696, quando o francês M. Thevenal descreveu uma maneira de nadar semelhante ao nado de peito.

Veja também:

Os primeiros torneios foram datados no século 19, tendo ocorrido na Austrália, mas especificamente no ano de 1858. Após esta competição, diversas outras foram surgindo em diferentes países. No Brasil, a natação surgiu em 31 de julho de 1897, com a Fundação da União de Regatas Fluminense. Um ano depois, aconteceu o primeiro campeonato brasileiro do esporte que consistia em uma distância de 1500 metros.

Continue depois da publicidade

3- Vôlei:

O vôlei nasceu um ano antes da primeira edição das olimpíadas, mas aproximadamente em 1895, na Associação Cristã de Moços de Holyoke, em Massachussest. A ideia veio do pastor Lawrence Rider que, depois de pensar, sugeriu a modalidade ao professor William Morgan. O mesmo resolveu colocar uma rede entre duas equipes, sendo influenciado pelo tênis.

Inicialmente o jogo foi batizado com o nome de “mintonette”, mais tarde, devido ao movimento dos atletas, passou a ser chamado de “volley”. A expansão foi grande e se espalhou pelo mundo em pouco tempo, alcançando o outro lado do mundo. No Brasil o vôlei virou um sucesso e conquistou muitos adeptos.

4- Judô:

O judô foi criado pelo professor japonês Jigoro Kano. Dessa forma, ele passou a estudar e aprimorar golpes provenientes do jiu-jitsu, transformando a luta em uma nova modalidade que fez parte de uns dos esportes presentes nos jogos olímpicos 2016.

No ano de 1882 foi fundado o Instituto Kodokan que pregava a evolução técnica do judô. Quatro anos depois da fundação, houve o primeiro campeonato entre várias escolas de luta no Japão. Este esporte atingiu o Brasil, quando Eisei Maeda, conhecido como o Conde de Koma, fez uma apresentação. Apesar disso, o judô só começou a ser popularizado em 1938.

Continue depois da publicidade

5- Ginástica Artística:

Os movimentos artísticos começaram a ser relatados no Egito Antigo, no entanto, alguns historiadores apontam a Grécia como pioneira da ginastica. A primeira escola de ginastica artística foi fundada pelo alemão Friedrich Ludwig Christoph Jahn, em 1811. O objetivo era preparar fisicamente os jovens alemães, contudo, o esporte foi expandido para outras regiões. Chegou a alcançar países como o Brasil e fazer parte de diversas disputadas, surgindo assim, muitas provas, sendo separadas em gêneros: masculinos e femininos.

E aí, qual desses esportes você é apaixonado e acompanha sempre de perto. Diga aí nos comentários abaixo.

Jogos olímpicos 2016 – Parte 2 >>

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Registrar Nova Conta
Redefinir Senha
Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.