O Jiu-Jitsu brasileiro surgiu a partir Jiu-Jitsu japonês, e foi desenvolvido no Brasil pela tradicional família Gracie. Trata-se de uma arte marcial que revela um sistema de defesa pessoal único que tem como objetivo imobilizar a ação do adversário.

Maverick Kang Jr
foto: Maverick Kang Jr

A história do Jiu-Jitsu brasileiro começou no ano de 1914, quando Mitsuyo Maeda, mestre de judô, chega ao Brasil e foi recebido por Gastão Gracie. Como forma agradecimento da hospitalidade, Maeda ensinou a Carlos Gracie (filho de Gastão) uma nova arte marcial: o Jiu-Jitsu. Em meados do século 20, Carlos Gracie transmitiu os seus conhecimentos marciais aos irmãos Osvaldo, Gastão, Jorge. No entanto, os irmãos se aprofundaram nos estudos e surgiu uma nova forma do Jiu-Jitsu, o Jiu-Jitsu brasileiro (também chamado Jiu-Jitsu Gracie).

O Norte Americano Maverick Kang Jr, mais conhecido como Mav ou MJ,  ator, dublê de ação e acrobata, nos conta como o Jiu-Jitsu brasileiro influenciou a sua carreira. “Eu sou um apaixonado por diversos esportes e acredito que toda a minha trajetória esportiva foi essencial para conquistar as habilidades que me garantem um bom desempenho como dublê de ação e acrobata. Mas, sem dúvidas, o Jiu-Jitsu brasileiro foi essencial. Isso porque, essa modalidade é classificada como uma ciência exata dos movimentos coordenados de defesa pessoal, que utiliza alavancas e bloqueios de respiração. Não é apenas uma luta”.

Maverick Kang Jr
foto: Maverick Kang Jr

Atualmente morador do Hilo, Havaí, Mav conta sobre outros pontos importantes do Jiu-Jitsu brasileiro em sua trajetória. “A flexibilidade de atletas de Jiu-Jitsu tem papel decisivo para estabelecer o sucesso nas competições. Logo, alguns exercícios para promover a flexibilidade fazem parte das aulas e treinos. A disciplina exigida nas aulas também foi importante para que eu conseguisse sucesso na carreira de ator, não somente como dublê de ação e acrobata”.

Veja também:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

cinco − dois =