Quem acredita que o Instagram para empresas é uma ferramenta irrelevante para vendas e crescimento do negócio está enganado. A rede social tem se demonstrado cada vez mais representativa para para empresas e significando, inclusive, reconhecimento de marca e vendas.

Se você é uma dessas pessoas e ainda não sabe como o Instagram vai ajudar a sua empresa a crescer, fizemos este conteúdo para você! Leia até o final e conheça o potencial dessa rede social para o seu negócio!

Por que o Instagram para empresas?

Que a rede é a maior, principalmente, no Brasil, não podemos duvidar! Hoje, a rede já alcançou 1,1 bilhão de usuários ativos por mês na plataforma. Desses, 800 milhões usam o storie diariamente. Mas, quando falamos em empresas, esses dados tornam-se ainda mais interessantes.

De acordo com dados da Locowise, 75% dos usuários do Instagram já, ao menos, visitaram um site a partir de um post orgânico ou pago na rede. Outras informações relevantes são que, pelo menos metade do usuários segue, ao menos, um perfil corporativo e que 60% afirma aprender ou já ter aprendido sobre algum produto na rede.

Logo, esses dados reafirmam que a sua presença nas redes sociais é algo que vai trazer mais visibilidade para a sua marca e, claro, mais vendas para o seu negócio, se for usado corretamente pela sua empresa.

Por que o Instagram ajuda sua empresa a crescer?

Agora que você já conhece um pouco do potencial do Instagram para empresas, a gente quer deixar de um jeito ainda mais claro por que a rede vai ajudar a crescer o seu negócio. Para isso, vamos citar 6 motivos para isso acontecer.

1. Aumento da visibilidade

Como dissemos, a quantidade de perfis no Instagram é alta e o Brasil é o segundo país que mais usa a rede no mundo. Por esse motivo, podemos dizer que é bem possível que o seu público esteja presente e ativo nessa rede. Esse é um jeito barato de alcançar um grande público de interesse rapidamente. Logo, aumentando a visibilidade do seu negócio.

2. Mais um canal de comunicação

Além dos meio de veiculação padrão de publicidade e de comunicação, o Instagram torna-se um novo canal para comunicar-se com seus clientes de maneira também bem abrangente e o melhor: segmentada.

O Instagram permite que você comunique-se com seus seguidores e que também fale com outras pessoas por meio dos anúncios ou impactando-as com hashtags estratégicas, que por si só, atraem as pessoas que já são interessadas pelo seus tema. Logo, a comunicação com os usuários vai aumentar proporcionalmente às suas ações no Instagram.

Veja também:

3. Aproximação com clientes

As redes sociais de modo geral e, em especial, o Instagram, são capazes de ajudá-lo a disseminar os valores e o propósito da sua empresa. Esse é um jeito legítimo de aproximar-se dos seus potenciais clientes no Instagram, já que as pessoas que se identificam com esses propósitos vão passar a admirar sua marca.

cliente feliz com a empresa
IMAGEM: Cliente feliz com a empresa – Melpomene/Depositphotos

Outro jeito de aproximar-se dos seus clientes é mostrando os bastidores da empresa, da produção, os colaboradores e tudo que reforça ainda mais a luta diária da empresa para preservação desses valores e construção desse propósito. Isso traz ainda mais legitimidade ao seu discurso.

4. Proporciona mais vendas

A aproximação de seguidores com a marca já é um fator que contribui para mais vendas. Além disso, a exposição da marca e dos produtos proporciona conhecimento sobre suas soluções e, logo, mais vendas.

Outra forma de vender mais, é usando os recursos que a própria rede apresenta para você, como:

Todas essas publicações com estratégias bem definidas podem potencializar as vendas e crescer o seu negócio!

5. Aumento do tráfego no site

Quando você publica conteúdo pertinente e relevante para o seu público, o interesse pelo que sua empresa vai oferecer, vai aumentar. Logo, os seguidores terão interesse em visitar o seu site e conhecer o que você tem a mais a oferecer. Conhecendo um pouco sobre o funil de vendas, sabemos que o aumento do tráfego no site vai aumentar a oportunidade de conversão e, mais uma vez, mais vendas poderão acontecer.

6. Relacionamento com os clientes

Como você vai estar mais próximo dos seus clientes, o relacionamento vai se estreitar. Rápidas questões e comunicados poderão ser administrados por essa rede. Logo, o relacionamento poderá ser ainda mais estreitado com seus clientes. Isso é um dos fatores que é mais responsável pela retenção de clientes. É um jeito mais barato de se garantir na lembrança do consumidor e ainda estabelecer essa confiança.

Como administrar o Instagram para empresas?

Bem, você deve estar se perguntando como vai ter tempo para fazer tudo isso que está sendo sugerido e se terá que contratar uma outra pessoa para fazer tudo isso.

Pode ser que sim, já que é bom que o profissional responsável por tudo isso entenda de redes sociais. Mas, se você que otimizar o tempo de quem vai estar responsável ou até conciliar essa gestão com outras tarefas, pode optar por uma ferramenta de automação do Instagram.

Essa ferramenta vai ser capaz de seguir pessoas estratégicas, aumentar o seu número de seguidores, interagir na publicação dos seguidores com curtidas, enviar mensagens diretas automáticas, agendar posts e stories e, além disso, ainda vai demonstrar relatório mais completo sobre a performance do seu Instagam.

Isso quer dizer que, além de otimizar o seu tempo, será possível ter ainda mais insights do que vai funcionar para as suas publicações e como ser ainda mais assertivo na comunicação com o seu cliente.

Por fim, podemos dizer que o Instagram para empresas significa crescimento do negócio e, usando estrategicamente, os benefícios podem ser ainda mais do que apenas financeiros: mas ajuda a construir uma sólida relação com os seus seguidores e clientes. Além disso, com uma ferramenta de automação é mais possível transformar esses seguidores em clientes, já que estamos falando de uma otimização inteligente de tempo e insights para publicações.

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