Bem estar – 12 alimentos que lhe provocam mais fome

Compartilhe:
Bem estar - 12 alimentos que lhe provocam mais fome
Bem estar - 12 alimentos que lhe provocam mais fome

Se você se importa com o seu bem estar e com a sua saúde, existem alimentos que você não deve consumir. Eles enganam o seu estômago e na verdade acabam por deixa-lo com muito mais fome do que estava e na verdade fazem mau à sua saúde.

Pensando em você que está preocupada com o bem estar e com a sua saúde, apresentamos-lhe os 12 produtos que provavelmente você consome, mas que não deveria.

12 produtos que não o ajudam no seu bem estar

1 – Cereais brancos (os de chocolate também são branco :p)

A farinha branca contém doses de açúcar que alteram os níveis de glicose no sangue e causam alterações na produção de insulina. Os cereais têm que conter pelo menos 5 gramas de fibra e menos de 5 gramas de açúcar por dose. Ingerir cereais brancos logo pela manhã é um ataque ao metabolismo, assim como diminuem o seu bem estar.

2 – Álcool

As bebidas alcoólicas não só estimulam o apetite, como diminuem a vontade de ingerir comida saudável. Porquê? De acordo com um estudo publicado na revista Alcohol & Alcoholism, três copos de bebidas alcoólicas podem diminuir em 30% a produção da hormona leptina, responsável pela sensação de satisfação e pela diminuição da fome.

Continue depois da publicidade

3 – Refrigerantes

Repletos de açúcares artificiais e adoçantes, os refrigerantes dizem ao cérebro que vai receber energia. Calorias que afinal não chegam a entrar no corpo humano, aumentado a vontade de comer doces.

Veja também:

4 – Fast Food

Quase todos os ingredientes que são utilizados na concepção de comida rápida funcionam como bloqueadores dos neurotransmissores responsáveis pelo controle do apetite, como a dopamina e a serotonina. Combinado com altas doses de sal, que levam à desidratação, fazem com que tenha sempre vontade de repetir a dose (ou então que se sinta cheio durante muito tempo).

5 – Pão Branco

Um estudo realizado em Espanha, onde se analisaram os hábitos alimentares e o peso de 9.000 pessoas, revelou que quem comia duas ou mais doses de pão branco por dia tinha mais 40% de hipótese de ficar com excesso de peso num período de cinco anos.

6 – Sushi

São saudáveis, claro, mas não quando têm demasiado arroz e pouco peixe. Isto porque os rolos de sushi bombardeiam-no com cerca de 30 gramas de carboidratos, o mesmo que três fatias de pão branco. Por outro lado, os rolos de sushi são rapidamente digeridos, sem que contenham um número agradável de proteínas ou fibras.

Continue depois da publicidade

7 – Salgados

Já pensou porque é que quer tanto comer doces depois de uma dose de batatas fritas? Além de conterem hidratos de carbono (carboidratos) de digestão rápida, estimulam a subida do valor da insulina. Devido a um fenómeno chamado saciedade sensorial específica, o ser humano sente que só saciou o seu estômago de salgados. O estômago de doces ainda está vazio. Prepare-se para comer o equivalente a dois estômagos.

8 – Sumos de fruta

É suposto serem saudáveis, mas contêm todos os açúcares que estão nas frutas e nenhuma da fibra que reside na polpa ou na casca. Ou seja, beber um copo de sumo faz disparar os níveis de açúcar no sangue, que depois baixam, deixando-o esfomeado. Junte a peça de fruta inteira ao sumo e adicione uma colher de manteiga de amendoim ou de proteína para equilibrar o nível de açúcar no sangue e aumentar a saciedade. Se está preocupado com o bem estar da sua saúde tenha cuidado com estes sumos.

9 – Enlatados

Os intensificadores de sabor – glutamato monossódico – presentes na comida chinesa de preparação rápida, legumes enlatados e carnes processadas, podem aumentar o apetite em 40%, segundo um estudo publicado na revista Obesity. Os consumidores habituais de alimentos com este aditivo são quase três vezes mais propensos a ter excesso de peso.

10 – Massa branca

Pelo mesmo motivo do pão branco, mas esta é ainda mais perigosa porque geralmente é ingerida em maiores quantidades. O recomendado é meio copo de massa por refeição, porém há quem coma quatro xícaras. Quando se enche o corpo de hidrato de carbono (carboidrato) simples, o pâncreas liberta mais insulina, logo reduz a produção da hormona que controla o açúcar. Dessa forma, os níveis de açúcar baixam muito rapidamente, aumentando a fome.

Continue depois da publicidade

11 – Pizza

A farinha branca da pizza misturada com óleos, queijos processados e conservantes é uma autêntica bomba para os níveis de açúcar no sangue e para a produção de hormonas que regulam a sensação de fome.

12 – Pasteis e folhados

O açúcar branco e a farinha destes pastéis não têm fibra ou nutrientes. Podem saciá-lo no momento, mas em menos de uma hora voltará a ter fome. Escolha produtos de panificação produzidos a partir de grãos integrais e com pouco açúcar.

Depois de ler esta matéria, esperamos que corte estes alimentos da sua alimentação de modo a melhorar a sua saúde e consequentemente o seu bem estar.

1 Comentário

Deixe uma Comentário

Veja também:

Registrar Nova Conta
Redefinir Senha
Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.