Câncer nos rins
Imagem: WebMD

Os rins são os órgãos do corpo humano responsáveis pelo equilíbrio de água e sais do corpo; além disso, os rins exercem a essencial função de eliminar substâncias metabolizadas pelo organismo.

Não existe apenas um tipo de câncer nos rins, mas o mais comum é o carcinoma de células renais, que representa aproximadamente 90% dos casos que se origina nos rins. Trata-se de uma consequência da transformação das células dos túbulos que formam os néfrons, que por sua vez, passam a se proliferar de forma anormal e descontrolada.

Pacientes com hipertensão arterial, obesidade e fumantes possuem maiores chances de desenvolver esse tipo de doença. Ainda sim, algumas síndromes genéticas raras também aumentam o risco de desenvolver o câncer nos rins.

Pessoas com insuficiência renal crônica, que fazem hemodiálise – tratamento que consiste na remoção do líquido e substâncias tóxicas do sangue, como se fosse um rim artificial – estão sob um maior risco de desenvolver a doença.

Principais sintomas

Câncer nos rins
Imagem: Urology Associates

Como o rim é um órgão que se localiza mais profundamente no abdômen, a possibilidade de palpação do câncer só acontece quando a doença está mais avançada. Nesse sentido, o câncer de rim pode se manter oculto durante longos períodos.

Somente cerca de 10% dos pacientes têm sintomas clássicos da doença como dor no abdômen, sangue na urina, massa palpável no abdômen.

Outros sinais menos específicos como perda de peso, febre alta, cansaço constante, suor excessivo à noite e pressão alta, também, podem ser presentes.

Como prevenir o câncer nos rins?

A melhor forma de prevenir esse tipo de câncer, bem como diversos outros cânceres, é mantendo hábitos de vida saudável. Ainda sim, se faz necessário o olhar atento ao próprio corpo e as visitas periódicas ao médico para a realização de check-ups.

“Ter uma alimentação saudável, beber a quantidade adequada de água e fazer atividade física regularmente são formas de manter a sua saúde geral em dia. Nesse sentido, esses hábitos contribuem para que doenças como o câncer nos rins não surjam. Ressalto a importância dos exames periódicos, principalmente por essa doença ser normalmente silenciosa. Assim, o diagnostico precoce só é possível através de exames laboratoriais. Quanto mais cedo o paciente realizar o diagnóstico, maiores são chances de cura”, fala Dr. Glauco Guedes – atuante na cidade de Brasília.

Quem quiser mais informações, ou tiver curiosidades sobre o trabalho de Dr. Glauco Guedes, pode acompanhar o Instagram @guedes.glauco

Nas plataformas digitais, o médico urologista é atuante dando dicas de saúde e falando de doenças relacionadas a sua especialidade.

Contatos da Clínica Evoluccy – Instituto de medicina:

(61) 32638100 e (61) 32638051

Artigo por Dr. Glauco Guedes

Veja também:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

16 + 4 =