Diferença dos sintomas de Gripe Comum e Coronavírus
foto: flickr/anieto2k

Em qualquer sintoma apresentado de covid-19, a pessoa precisa se isolar de amigos e familiares, além de procurar auxílio médico. Porém, o coronavírus possui características bem parecidas com a de uma gripe comum ou resfriado. Com isso, é importante sabe quais sintomas específicos de cada doença.

Essa confusão pode gerar muitos problemas. Alguns pacientes acham que é somente uma condição simples, tomando medicamentos não recomendados e deixando de lado a busca pelos cuidados necessários. Além disso, o diagnóstico oficial se você possui ou não o covid-19 só pode ser feito por um médico especialista.

Sintomas comuns da gripe

Normalmente, os sintomas da gripe, diferentes dos do coronavírus, aparecem de forma direta e sem grandes alterações. A pessoa gripada costuma sentir:

  • Febre
  • Sensação de cansaço e dores pelo corpo
  • Tosse seca
  • Nariz entupido, podendo ou não ter a garganta inflamada, dependendo da intensidade da gripe
  • Dores de cabeça

A gripe costuma durar cerca de 5 dias. Em adolescentes e adultos saudáveis, o tratamento pode ser feito em casa quando os sintomas não são tão agressivos. Contudo, idosos, pessoas com problemas de saúde ou com manifestações severas, que ficam mais expostas ao covid-19, é essencial procurar ajuda médica.

Sintomas comuns do coronavírus

No caso do coronavírus, os sintomas podem variar, indo desde sensações mais leves até as mais intensas e agressivas, sendo as que levam mais risco de vida. Além disso, as manifestações também podem evoluir de forma gradativa.

A pessoa com covid-19 costuma sentir:

  • Febre
  • Tosse seca
  • Às vezes dores no corpo e cansaço
  • Em alguns casos, falta de ar
  • Pode também apresentar dores na garganta e cabeça, dependendo da intensidade

Em 80% dos casos, o coronavírus apresenta sintomas leves, apresentando características bem parecidas com a de uma gripe comum. O grande problema está nos 20% restante, sendo composto em grande parte por idosos e pessoas com problemas respiratórios. Nessa porcentagem de pacientes, as manifestações são bem severas, aumentando bastante o risco de óbito.

Sintomas do Coronavírus e Gripe
foto: Ministério da Saúde

Nesse período de pandemia, apesar de ficar atento aos sintomas apresentados, é essencial manter uma boa higienização das mãos, tossir com os braços na frente e evitar sair de casa. Ser contagiado tanto com coronavírus, como com uma simples gripe, nesse momento, pode ser de grande perigo. Previne-se e pense no próximo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

14 − cinco =