Com o mundo fechado dentro de casa, cada vez mais gente tem se aventurado em fazer vídeos, lives, TikToks e outras formas de se filmar com o fim específico de tornar isso público. Claro que qualquer um pode fazer isso, mas nem sempre o resultado final é bom.

Neste artigo vamos falar justamente sobre como é possível fazer vídeos profissionais usando seu celular. Não é preciso comprar uma câmera profissional caríssima ou investir em programas de edição complexos para obter um resultado legal.

Encontrar um aplicativo para fazer vídeos torna o uso desse tipo de tecnologia democrático e acessível para qualquer um – e a ideia aqui é falar sobre como qualquer um pode fazer um vídeo profissional usando o celular, certo?

A seguir vamos dar uma olhada em mais detalhes sobre isso e te dar boas dicas de como gravar profissionalmente sem sequer sair de casa.

Segurando o celular e filmando pôr do sol
Imagem: Pixabay

Saber filmar não basta

Você já deve ter se deparado com um sem-número de vídeos nas redes sociais feitos com a pessoa segurando o aparelho na vertical, usando a câmera frontal, tremendo sem parar e com algum áudio de fundo tão alto que chega a distorcer, certo?

Esse é o melhor exemplo de tudo o que não deve ser feito. Claro, existem celulares com excelentes configurações de câmera frontal e o formato selfie é muito comum, principalmente entre influencers e outras celebridades que já tem carreira e não são profissionais de filmagem e edição.

Para uma pessoa comum, gente como a gente, podemos dizer que começar a filmar com o máximo de qualidade possível requer algumas regrinhas. Cada vídeo vai depender do tipo de conteúdo e público-alvo, claro, mas algumas coisas são comuns para todas.

Para começo de conversa, procure sempre filmar com a câmera traseira do celular, que é invariavelmente melhor do que a câmera frontal. São mais MPs na qualidade bruta, a angulação e a abertura são mais amplos e a adaptação à iluminação ambiente é melhor.

Outra dica para quem quer fazer vídeos profissionais com o celular é se lembrar sempre de manter o celular na horizontal. Isso torna a tela mais ampla para ser visualizada em qualquer tipo de mídia.

Se você está fazendo apenas stories para as redes sociais a história é outra, mas todo vídeo profissional precisa de qualidade de imagem, e a melhor começa com o celular filmando deitado.

Bom equipamento

Não é preciso gastar rios de dinheiro com câmeras profissionais, tripés, equipamento de iluminação e editores licenciados caros para conseguir um resultado satisfatório.

Claro que quanto mais profissional as ferramentas, mais possibilidade de se conseguir um resultado de alto nível, mas o que é importante mesmo é saber extrair o máximo do que se tem.

Em se tratando de celulares, a maioria dos aparelhos modernos que sejam os medianos ou superiores das principais marcas são capazes de entregar um bom trabalho.

Um bônus na busca pelo aparelho ideal para gravar é encontrar um cujo som também seja de qualidade – caso um microfone não esteja disponível para captação ou se o interessado não tiver acesso ou conhecimento técnico nessa parte também.

Dependendo da marca e do aparelho, se a câmera traseira for boa, até mesmo celulares de entrada podem oferecer algo satisfatório, basta iluminar bem o ambiente e lembrar de filmar na horizontal.

Depois de filmar, a magia acontece mesmo na hora de editar o vídeo. Para conseguir extrair ao máximo do material bruto e criar conteúdo final de qualidade, é indispensável contar com um programa de edição confiável.

Um dos que mais se destacam neste momento é o Wondershare Filmora, um programa leve com todas as funcionalidades para fazer vídeos profissionais diferentes e com o seu toque. Porque o que irá se destacar é esse toque especial próprio que ninguém pode dar.

A parte técnica da coisa é essa. O que resta, então, é saber criar conteúdo de qualidade em si; um vídeo bem-feito é a bandeja de prata na qual ele será entregue.

Mas não se engane ao achar que acabou por aí. Entre as principais dicas de youtubers e criadores de conteúdo está fazer uma promoção bem pensada e incessante de seu material. Mande o vídeo para amigos, familiares e potencial interessados. Jogue nas redes sociais. Peça para as pessoas se inscreverem no canal ou te seguir nas redes sociais. Assim você terá a motivação de um público crescente e a possibilidade de monetizar seu canal.

Veja também:

betmotion

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui