O que é o hipertexto?
imagem: violetkaipa/Depositphotos

Já ouviu falar em Hipertexto? Provavelmente já terá ouvido falar mas nunca soube ao certo qual seu significado verdadeiro. Este artigo serve para você aprender tudo sobre um hipertexto, qual seu significado, sua função, como usar e sua história.

O que é o hipertexto?

Hipertexto é um texto que conecta (hiperlink) para outras informações. Ou seja, é uma palavra ou um pedaço de uma frase ou texto onde se insere um link que liga a outro conteúdo ou página. A palavra “hiperlink” acima que está entre parênteses está com um link inserido e por isso essa palavra pode ser chamado de hipertexto. Ao clicar na ligação do hipertexto, o usuário é enviado para outro conteúdo diferente.

Dessa forma o usuário pode pular rapidamente de um conteúdo para outro, bem como de uma página para outra página.

hipertexto

Atualmente o sistema de hipertexto mais conhecido é World Wide Web, no entanto a Internet não é a única tecnologia usando este tipo de funcionalidades.

Assista ao vídeo abaixo se pretende aprender mais sobre o hipertexto.

Confira também:

Como acessar um hipertexto?

Hipertexto é um texto que contém links para outros textos. Em outras palavras o hipertexto tem como objetivo simplificar o acesso a outros conteúdos.

Por exemplo, em alguns aplicativos de dicionários e enciclopédias sempre usaram hipertextos de modo a que os usuários possam acessar mais rapidamente seus tópicos e informações sobres as palavras escolhidas.

No artigo “O que é World Wide Web?” a ligação em hipertexto permite ao usuário acessar no artigo com apenas um simples clique com o mouse. Desse modo consegue acessar rapidamente sem ter que pesquisar por esse artigo.

hipertexto

O hipertexto geralmente é exibido com uma frase relevante no texto e com uma fonte e cor diferente do restante texto. Pode aparecer em azul que é o mais comum, porém pode estar em outras cores também. Quando o usuário já tiver clicado sobre essa ligação a cor poderá mudar para uma mais escura.

Em síntese os links de hipertexto também podem conectar texto a imagens, sons ou sequências animadas.

A história da criação

À primeira vista parece que a tecnologia foi inventada à poucos anos atrás, devido à sua robustez e complexidade, mas o hipertexto começou a ser desenvolvido na metade do século XX, a partir de 1945.

Sistema Memex

O hipertexto tem por base de funcionamento um aparelho desenvolvido por Vannevar Bush com o nome Memex. Esta máquina nunca foi implementado, porém foi bastante estudada e descrita em trabalhos teóricos de Bush.

A máquina Memex era descrita como sendo “um arquivo e biblioteca privada mecanizada” e como “um dispositivo no qual um indivíduo armazena seus livros, registros e comunicações, e que é mecanizado para que possa ser consultado com velocidade e flexibilidade excedentes”.

Sistema Memex

O Memex armazenaria essas informações em microfilme, que seriam mantidas na mesa do usuário. Esta mesa tinha a intenção de ter várias posições de projeção de microfilmes para permitir ao usuário comparar diferentes microfilmes, de maneira muito semelhante às janelas que se tornaram populares em computadores pessoais, mais de quarenta anos depois.

Este sistema teria um scanner para permitir ao usuário inserir novo material, além de permitir anotações e comentários marginais manuscritos.

Evolução da tecnologia e novos sistemas

Em 1965 Ted Nelson dá um enorme contributo a este sistema com a publicação de seu livro Literary Machines.

No ano de 1968 Doug Engelbart, um pioneiro da computação moderna realiza uma demostração do primeiro sistema com base em hipertextos. Esta apresentação é uma das mais conhecidas da história do computador.

Desde essa data foram desenvolvidos muitos outros sistemas que contribuíram bastante para o desenvolvimento da Internet que conhecemos e usamos nos dias de hoje.

O sistema Aspen Movie Map foi desenvolvido em 1978 e é certamente o primeiro sistema hipertexto a utilizar conteúdos média e outros tipos de recursos mais avançados para interagir melhor com o usuário. Este sistema foi a origem do que conhecemos atualmente por Google Maps.

Aspen Movie Map

Em 1987 a Apple lança o sistema HyperCard para Macintosh. Que se tornou no sistema hipertexto mais famoso do mundo nos anos 80.

Sistema HyperCard desenvolvido pela Apple

Em suma podemos afirmar que o hipertexto contribuiu de forma muito positiva para a forma como usamos o computador e Internet nesta era moderna. A tecnologia passou por varias evoluções ao longo de anos e hoje ainda é utilizada a mesma teoria na tecnologia moderna.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

3 × dois =