A intranet é uma rede interna e privada, que apenas pode ser acessada por usuários autorizados. Basicamente é como se fosse uma internet (conexão entre computadores) restrita somente para alguns computadores, ou seja, eles somente podem se conectar/comunicar entre eles.

Normalmente utilizada em corporações e empresas, a palavra Intranet vem de Intra, uma abreviação de internal (interna).

diagrama-rede-internet

Funciona nos mesmos padrões da Internet e o seu uso é semelhante, embora ao contrário da Internet, que é uma rede pública, a Intranet é privada.

Seu principal objetivo permitir o compartilhamento de arquivos, mensagens e dados entre usuários de uma empresa, de forma segura.

Veja também:

É possível permitir o acesso à Internet dentro de uma Intranet, onde as empresas podem enviar mensagens privadas através da rede pública (Internet), utilizando criptografia.

intranet

É usada em empresas e negócios, funcionando como rede interna. Do mesmo modo é também utilizada por escolas e universidades, limitando o acesso exclusivo a alunos, docentes e funcionários.

Um exemplo prático da rede interna em empresas pode ser quando um departamento anuncia vagas disponíveis para um emprego, apenas internamente. Também pode ser utilizada para disponibilizar arquivos e dados para os funcionários preencherem, anunciar algum comunicado ou para compartilhar passwords a serem utilizadas por colaboradores.

Desta forma, todos os dados permanecem seguros e inacessíveis a pessoas fora da corporação.

Igualmente, se existir uma filial da empresa em outro local, é possível conectar seus usuários através de uma password e acesso à internet.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here