O IPv4 significa Internet Protocol version 4 (Protocolo de Internet versão 4), que é um dos principais protocolos de internet utilizados para conectar computadores na mesma rede.

Esta versão utiliza endereços de 32 bits, que podem ser representados por qualquer notação, seja bits, bytes ou até hexadecimal. O endereço IP é separado com um ponto.

O limite do IPV4

Como já foi referido, esta versão do protocolo de internet utiliza endereços de 32 bits para conectar computadores e outros tipos de dispositivos.

Isto limita o espaço de endereçamento e faz com que apenas um total de 4,3 bilhões de dispositivos pode utilizar o IPv4.

A verdade é que, o número de dispositivos atualmente já esta superando este valor. Então foi necessário encontrar uma nova solução de endereços. Desse modo foi desenvolvida a versão IPv6.

ipv4-sistema-numeracao

No momento da criação do protocolo IPv4 já se esperava que esse número fosse um dia ultrapassado, mas os seus criadores nunca pensaram que isso seria feito em um curto espaço de tempo.

O número de dispositivos aumentou devido a novos recursos que nos facilitam durante o dia-a-dia. Também os novos carros necessitam de acesso à internet, assim como também as casas inteligentes. Assim este número disparou para valores recordes nos últimos anos, superando mesmo o número de população existente no planeta.

Atualmente ainda é possível ser atribuído um IP na versão 4, mas quase todos os novos dispositivos estão recebendo a nova versão IPv6.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here