Antes de mais nada a máquina virtual, também conhecida como VM, é um software que executa programas como se fosse um outro computador real.

Basicamente como o próprio nome indica, é um aplicativo que simula um ambiente computacional como se fosse um computador diferente, logo, pode executar vários sistemas operacionais.

De uma maneira muito simplificada é como correr executar um outro computador dentro do seu computador.

Você já quis experimentar um novo sistema operacional? Então isto é o ideal para testar outros sistemas no seu computador.

Para que serve a máquina virtual?

Máquinas virtuais têm bastante utilidade nos dias de hoje, visto que é possível rodar e ter acesso a softwares que apenas podem ser instalados dentro de outro sistema que não seja o padrão.

Por exemplo, existem alguns aplicativos nos dias de hoje que apenas estão disponíveis para o sistema operacional Windows.

maquina-virtual

Ou seja, os usuários que apenas tenham computadores da Apple (macOS) não conseguem ter acesso esses aplicativos. Sendo assim podem instalar uma máquina virtual do sistema operacional Windows e deste modo podem executar este sistema dentro de seus computadores macOS, como se fosse o sistema padrão.

É ideal para testar recursos nos diferentes sistemas, assim como também otimizar servidores.

Utilidade em empresas?

Dessa forma algumas startups conseguem realizar testes dos seus softwares e aplicativos em todos os sistemas operacionais disponíveis no mercado, mesmo sem adquirir uma máquina física com esse sistema instalado. Além de ser mais fácil detetar bugs testando em outros sistemas.

Quais as soluções no mercado atualmente?

Existem vários softwares de máquinas virtuais. Entre elas destaca-se Virtual Box, VMware e Hyper-V. Sendo que existem outras ofertas no mercado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here