Plurk é uma rede social e um microbloggue lançada no ano 2008. Os usuários podem enviar mensagens curtas (conhecido como plurks) através do navegador web, que podem ter um limite de 140 caracteres.

Acesse no Browser
Acessar
Baixe para Android ou iOS

História

O Plurk foi desenvolvido em 2008 pela empresa The A-Team, com o intuito de ser um meio de comunicação inovador e diferente dos existentes.

Foi lançado com o propósito de formar um equilíbrio entre as redes sociais, os blogues, mensagens instantâneas e e-mail.

Durante os primeiros anos no mercado, este aplicativo ficou conhecido por ser um rival da rede social Twitter.

plurk-logo
Logo Plurk

Origem do nome

O nome deste aplicativo deriva da abreviatura das palavras People (pessoa) e Lurk (espreitar).

Plurk

O usuário tem uma página principal que mostra uma linha temporal com todas as mensagens recebidas em ordem cronológica. Assim os usuários podem responder a essas mensagens e dessa forma o assunto dessa mensagem pode receber contribuições de vários usuários, enriquecendo a mensagem original.

Igualmente existem também recursos avançados, como o envio de mensagens (atualizações) apenas para um grupo de amigos especifico. Além disso é possível também postar eventos do dia, compartilhar imagens, vídeos, postar emoticons e outros tipos de mídia. É possível também compartilhar links e vídeos diretamente do Youtube.

plurk-interface
Interface – Fonte: Divulgação https://www.plurk.com/portal/

Utilizando o Plurk é possível também conversar em grupo através de um chat entre amigos.

Semelhantemente a outras redes sociais e blogues, é possível seguir outros usuários, assim como ganhar seguidores, as publicações (plurks) podem ser curtidas e no dia de aniversário do usuário todas as suas mensagens são exibidas juntamente com um bolo de aniversário.

Karma

Todos os usuários têm karma, que serve para destacar os usuários mais ativos permitindo aos mesmos ter acesso a mais emoticons.

Desta forma é possível também penalizar os usuários que não respeitam a comunidade e que fazem spam.

Este karma é calculado diariamente com base na sua atividade na plataforma e pode ir até ao limite de 100.

plurk
Fonte: Divulgação https://www.plurk.com/portal/

Utilização do Plurk

Os usuários podem escrever plurks publicamente ou anonimamente. O modo anônimo é ideal para os usuários receberem respostas honestas e verdadeiras. Ou seja permite também não revelar a identidade do usuário, se o tema for privado.

Os plurks podem ser categorizados por palavras-chave (hashtag), para depois serem facilmente encontradas e pesquisadas.

tops-plurk
Fonte: plurk.com/Divulgação

Atualmente o Plurk está disponível para utilizar em qualquer navegador browser, como também esta disponível uma aplicação em Android e iOS.

No entanto devido à grande popularidade do aplicativo o nome Plurk passou a ser utilizado como um verbo.

Acesse no Browser
Acessar
Baixe para Android Android ou iOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here