twitch

Para quem não conhece, o Twitch atualmente é a principal plataforma de transmissão de diversos jogos online ao vivo. As pessoas que transmitem são conhecidas como streamers ou broadcasters e as transmissões em si são chamadas de lives ou livestream.

Apesar do próprio site ensinar como se faz uma transmissão, o tutorial não aborda os melhores programas que podem ser utilizados, os tipos de streamers existentes e qual combina com seu estilo e nem as melhores técnicas para aumentar sua popularidade na rede, que é exatamente sobre o que falaremos aqui.

O primeiro passo é abrir uma conta no Twitch e se certificar que seu notebook ou computador está razoavelmente acima dos limites mínimos estabelecidos pelo programa e com um sistema operacional a partir do “Windows 7 Home Premium”; Também é essencial que você tenha um headset de qualidade, como o Microsoft Headset LifeChat LX-3000 ou o Philips Headset SHM1900/00, uma conexão veloz de internet, uma boa webcam e de preferência uma segunda tela ou monitor.

Com os equipamentos escolhidos e devidamente comprados, chega o momento de escolher qual o melhor programa dentre os disponíveis na interface do Twitch.

Devido a seu formato aberto e suas possibilidades de configuração, o melhor destes definitivamente é o Open Broadcaster Software (OBS), que você pode instalar e configurar facilmente seguindo este tutorial completo.


Existem diversos tipos de streamers e antes de começar a transmitir você precisa decidir qual estilo você pretende adotar nas suas transmissões. Streamers Casuais são aqueles que jogam diversos jogos, muitas vezes sem um objetivo claramente definido exceto a diversão e o entretenimento de quem está assistindo.

Veja também:

Jogos mobile: mercado espera crescer 55% até 2018

5 jogos para os amantes de RPG

6 melhores jogos gratuitos para Android dos últimos tempos. Você não pode perder

Tipos de Jogos de Cassino

Partindo para um lado mais dedicado temos os Streamers Profissionais, que podem ser divididos em Speedrunners, Experts e Competitivos.

Os Speedrunners são aqueles que tentam terminar jogos ou fases no menor tempo possível. Muitas vezes, estes jogadores se aproveitam de um movimento fora do comum dos personagens – como o salto lateral de Link em Legend of Zelda: Ocarina of Time – ou “defeitos” do jogo para diminuir o tempo que normalmente seria necessário.

Tanto os Experts quanto os Competitivos tendem a jogar muito e até mesmo ter o streaming de jogos como principal trabalho. Entretanto, os streamers competitivos também fazem parte de equipes e participam de torneios oficiais que envolvem premiações em dinheiro.

Os principais jogos desta categoria são League of Legends, Dota 2, Counter Strike: GO e Starcraft mas também são feitas transmissões de outras práticas, especialmente poker.

Finalmente temos os streamers artistas ou criativos, cujas transmissões não estão relacionadas a jogos, e os professores. Os criativos podem ser músicos, pintores, designers, maquiadores, ilustradores e todo tipo de criadores de arte enquanto os professores podem ensinar de tudo, desde matérias comuns até disciplinas pouco convencionais como escrever código ou até mesmo cozinhar.

Como o Twitch é uma plataforma voltada para jogos, desses últimos streamers apenas os professores relacionados a código ou desenvolvimento de games podem ser encontrados na plataforma. Os outros normalmente serão encontrados no YouTube.

Após escolher o programa e o seu estilo de transmissão favorito, está na hora de realmente fazer as transmissões do seu canal e de começar a interagir com o público.

Uma dica excelente é criar dias temáticos para que seu público possa interagir com você, como, por exemplo, um “dia de se inscrever” – no qual você pode abrir a possibilidade de que seus seguidores escolham o jogo que você vai jogar e pede para que eles se inscrevam como agradecimento.

A maior parte dos streamers é carismática e se esforçam muito para cuidar dos seus fãs e aumentar sua base e influência. Entretanto, a principal forma de conquistar e manter um público é descobrir qual a sua qualidade única e diferente que vai te destacar dos demais.

Jeff Gross, famoso streamer de jogos de poker no twitch e novo membro da PokerStars, recentemente contou sua principal dica para ser um streamer de sucesso: “Você tem que lembrar que a diversão é o motivo principal. As pessoas querem se divertir. As pessoas querem disputar um jogo que tem muita habilidade envolvida com um elemento de sorte e se divertir.”

Muitos dos maiores streamers ao redor do mundo seguem isto à risca e fazem com que suas transmissões possibilitem que seus espectadores experimentem a sensação de disputar uma partida emocionante de um jogo difícil e disputado de uma maneira leve e divertida. Diversas vezes, as pessoas não tem o tempo ou até mesmo o dinheiro para comprar os equipamentos para os jogos e estas transmissões são uma maneira simples e barata delas terem acesso a estas sensações incríveis.

No final, o sucesso do streamer depende da sua capacidade de proporcionar estas experiências boas para o seu público e dar a eles o retorno que eles esperam e com os conselhos que fornecemos neste artigo, você, com certeza, estará preparado para o sucesso na sua empreitada!

curso de bateria online - bruno graveto

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here