Belize, com Belmopan como capital,  é um país localizado no Golfo de Yucatán, na América Central. Ela tem como vizinhos a Guatemala a oeste e ao sul, México ao norte e o mar do Caribe a leste. Tem uma natureza exuberante, uma fauna diversificada e preservada. Além disso, está lá o Parque Marinho de Hol Chan, uma grande reserva marinha onde está localizada a segunda maior barreira de corais do planeta.

Capital do país desde 1970, Belmopan foi planejada e construída para substituir a antiga capital, Belize City, devastada pelo furacão Hattie em 1961.

Estando no interior do país, a cerca de 80 km do litoral, Belmopan é uma das menores capitais em todo o mundo. Porém, é importante que quem visite Belize conheça a cidade.

O nome da capital é uma combinação dos nomes de dois rios que cortam o país, o Rio Belize e o Rio Mopan. O acesso à capital se dá pela estrada Hummingbird, uma das principais e em melhores condições de Belize.

Como se trata de uma cidade bastante jovem, é importante que se conheça a cidade de Belmopan, localizada aos pés da montanha Pine Ridge, no vale do Rio Belize, para observar as diferenças entre ela e as cidades mais antigas.

Entre os muitos prédios públicos da capital, o da Assembleia Nacional chama mais atenção, pois sua arquitetura lembra um templo maia. Para que se conheça a cidade de Belmopan, não é necessário muito esforço, pois como é uma cidade pequena, tudo está muito próximo.

O que fazer em Belmopan?

A jovem capital, também conhecida como “Cidade Jardim”, por sua vegetação diversificada e colorida, vem se desenvolvendo com incentivos do governo de Belize. Ao visitar, conheça a cidade de Belmopan a partir da Praça da Independência, ponto central, onde se concentram os principais prédios públicos e a partir dela as principais ruas e avenidas que levam às áreas residenciais, comerciais e industriais da cidade, como a Praça do Mercado, por exemplo, que tem os principais estabelecimentos comerciais.

Para que se conheça a cidade de Belmopan, é importante entender a história de seu povo. Para isso, relíquias e peças maias podem ser vistas no Departamento de Arqueologia.

Apesar de pequena, Belmopan é uma cidade bastante movimentada e vibrante e não fica devendo nada às outras mais conhecidas do país. É inadmissível que se conheça a cidade de Belmopan sem visitar os seus arredores, onde está localizado o Parque Nacional Guancaste que, com sua vegetação exuberante e biodiversidade preservada atrai muitos visitantes.

Belize é um país rico em atrações para os turistas, como as ruínas maias, as grandes florestas tropicais, as mais de duzentas ilhas de seu litoral, o mar azul do Caribe, a segunda maior barreira de corais do mundo, a Half Moon e o famoso “grande olho azul”, localizado no Atol Lighthouse, no mar do Caribe, que tem 300 metros de diâmetro e 125 metros de profundidade, podendo ser visto até do espaço.

Com todas essas atrações Belize vem atraindo turistas de vários países, principalmente aqueles que gostam de praticar mergulho. Apesar de menor que os balneários do país, é importante que se conheça a cidade de Belmopan, pois é uma oportunidade para visitar o interior do país, com suas belas reservas naturais criadas para garantir a preservação da sua fauna e florestas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here