Viajar hoje faz parte da rotina de milhões de pessoas. Mas por mais que você conheça inúmeras cidades ao redor do mundo, nada vai te surpreender tanto quanto Istambul. A capital da área metropolitana e da província de Istambul faz parte da região de Mármara, na Turquia, e ainda é chamada em alguns lugares por Bizâncio e Constantinopla.

Tudo em Istambul é grande. É a cidade mais populosa do país, a quinta do mundo, e disputa com Londres o título de mais populosa da Europa. Outro detalhe exclusivo de lá é que Istambul é a única cidade do mundo a estar em dois continentes, metade na Europa e metade na Ásia (Eurásia).

Uma cidade histórica e moderna

Apesar de ser uma cidade muito antiga, fundada há mais de 2 mil anos, Istambul consegue manter o aspecto retrô, aliado a um toque de modernidade. A paisagem mistura com perfeição palácios, mesquitas e muralhas, com prédios modernos, pontes sofisticadas e muito requinte em restaurantes e bares.

E o melhor de tudo é que já é possível pegar um voo de São Paulo direto para lá. Por ser um país muito quente, o verão pode ser muito rigoroso. A melhor época para conhecer lá é entre o outono e a primavera.

O que visitar em Istambul

Istambul é uma cidade que está sempre se reinventando, provavelmente pela constante movimentação da parte jovem da população, que viaja muito pelo Europa e sempre traz para casa o jeito descolado de viver a vida. Palácios imponentes e mesquitas de tirar o fôlego dividem a atenção do turista com os restaurantes e vida noturna superagitada.

Para fazer compras, a melhor opção é o Grande Bazaar, com milhares de lojas, oferecendo tudo que é tipo de produto. Para uma experiência mais local, a dica é compras no Egyptian Bazaar, que encanta pelo aroma do ambiente misturado por frutas e especiarias. E claro, os famosos mercados de tapetes, que deixam qualquer um de boca aberta.

Uma boa forma de conhecer mais a cidade a pé é fazer uma caminhada entre pela Praça Taksim, centro de entretenimento e negócios, até chegar à Avenida Istiklal, onde a noite é superagitada e cheia de artistas de rua e vendedores ambulantes. Mais para baixo está a Ponte de Gálata, que possui uma torre medieval de pedra. Outro ponto obrigatório para o turista é a famosa ponte de Bósforo, que conecta a parte europeia e a parte asiática.

Site oficial: www.ibb.gov.tr

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here