A cidade sagrada dos muçulmanos, Meca, está situada na província que também recebe o nome de Meca e pertence à Arábia Saudita. É impossível falar do turismo em Meca sem citar a peregrinação dos muçulmanos à terra, afinal, apenas eles podem visitar a cidade.

A restrição é histórica, mas as autoridades islâmicas alegam que as cidades de Meca e Medina existem apenas para oração e vivência religiosa (peregrinações), então não faria sentido que o local recebesse outro tipo de visita. Logo, nenhum turista pode adentrar à realidade muçulmana sem ser parte dela anteriormente.

A religião islâmica ordena que todos os seus fiéis visitem a cidade pelo menos uma vez em toda a vida, além disso, sempre que eles se prostram em oração, precisam fazer isso voltados em direção à cidade. Estima-se que 13 milhões de muçulmanos visitem Meca todos os anos. A religião compreende que, por problemas financeiros ou de saúde, alguns membros não possam realizar o Hajj, mas apenas esses casos são aceitáveis.

O Hajj é uma peregrinação feita todos os anos por mais de dois milhões de pessoas. O rito deve ser feito no último mês do calendário islâmico, caso contrário recebe o nome de Umra, que é considerada uma peregrinação menor. É através do Hajj que os muçulmanos cumprem a obrigação de visitar Meca ao menos uma vez durante toda a vida.

Pontos turísticos da Meca

As visitas acontecem por vários motivos, entre eles, porque o santuário de Ka bah está localizado na região e foi construído por volta de dois mil anos antes de Cristo. Além disso, o fundador da região islâmica, Maomé, nasceu e está enterrado em Meca.

Um local bastante visitado e que relembra a Abraão é o Safa to Marwa. Os turistas que visitam o lugar costumam dizer que algumas experiências vividas ali não podem ser explicadas, apenas sentidas.

A Pedra Negra faz com que os muçulmanos se sintam na presença de Alá. Para eles, beijar a Pedra Negra significa o perdão dos pecados. Além disso, os peregrinos costumam voltar lá a cada visita, reflexo da importância do lugar para a religião. É considerado por eles um pedaço do paraíso na Terra.

Site oficial: www.holymakkah.gov.sa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here